• 22/08/2017
  • Comunicación, RRHH

A importância da Comunicação Interna

Comunicação Interna

Entenda sobre a importância da comunicação interna nas organizações

Não basta ter uma equipe de grandes talentos altamente motivados. Se ela não estiver bem informada, se seus integrantes não se comunicarem adequadamente, não será possível potencializar a força humana da empresa. (Alberto Ruggiero, 2002).

O barato sai caro!

Uma pesquisa da Aon Hewitt realizada com 400 mil profissionais de 258 organizações globais, revela que um colaborador desengajado pode custar cerca de U$10 mil no lucro anual. Equipes que não se entendem, operações desintegradas, rotinas sem planejamento podem significar prejuízo à estratégia do negócio.

Um bom planejamento de comunicação interna resulta em eficácia no trabalho e assertividade na gestão, fortalecimento das relações entre gestores e equipes e entrosamento entre áreas.

“Um fator importante da comunicação interna é fazer com que todos os colaboradores compartilhem das vitórias da empresa mesmo não sendo parte final (comercial/venda) da cadeia de produção da empresa”, conta o Co- fundador e co- CEO da agência ABlab, Paulo Fernandes. 
A comunicação interna também é responsável por transmitir mensagens claras, coesas, e a melhora na rotina de trabalho. É importante conhecer o perfil de seus colaboradores e manter atualização de novos perfis. As empresas precisam adequar-se as gerações contemporâneas que trazem consigo novas demandas de se comunicar.
“Com o aumento do quadro de funcionários a dificuldade de manter a mensagem e a compreensão uniforme torna-se tarefa praticamente impossível sem uma estratégia de comunicação interna e treinamento de novos e atuais funcionários”, declara Paulo Fernandes.

Um trabalho bem feito de comunicação interna permite estruturar uma correta distribuição da informação: os dados certos chegando às pessoas certas, o que evita mal-entendidos, erros ou retrabalho por acúmulo ou carência de informações, conta Gláucia Civa Kirch, sócia-diretora da Capital Informação, agência de Assessoria e Consultoria em Comunicação. Caso sua Comunicação Interna tenha apresentado falhas, identifique se o equívoco está em como (canais) as mensagens tem sido transmitidas ou no que (conteúdo) está sendo transmitido. Fizemos um post sobre isso, confira aqui.

Para a Expert Glaúcia Civa Kirch, não se preocupar com a comunicação interna é o principal erro das empresas. “Quando uma empresa deixa de lado este fator, pode enfrentar sérios problemas, que vão de falhas de relacionamento, causadoras de insatisfação no ambiente de trabalho, a perda de produtividade e até mesmo de receita”, diz.

 

Comunicação Interna

 

Quer provar a importância da área de Comunicação Interna na sua empresa? Mensure resultados! Esse foi o tema do nosso último Encontro de Comunicação Corporativa em São Paulo.

Baixe aqui as apresentações utilizadas pelos palestrantes Rosane Barberan (Grupo Fleury) e Flávio Benetti (Especialista em Comunicação).

 

 

Sigue leyendo

Ver más

Ponte en contacto con nuestros expertos 

Imagem
¡Quiero una demostración!