O Marketing de relacionamento pode fazer o seu negócio decolar!
Em tempos de constante concorrência, a oferta de produtos e serviços do mesmo setor é a cada dia maior, com distinções pouco nítidas aos olhos dos seus consumidores que estão mais exigentes, volúveis e (super) bem informados. Com o mercado acirrado, não basta o “mais do mesmo”.
Para crescer e ter sucesso é imprescindível…
Para que isso aconteça é preciso estar atento às reais necessidades dos clientes, buscando criar um vínculo de confiança e credibilidade, se destacando na memória dessas pessoas. Temos então um prato cheio para o Marketing e suas ferramentas!
Além de potencializar as vendas, o Marketing também pode (e deve) proporcionar uma experiência de consumo e estreitar as relações através de um processo contínuo de agregação de valor. O Marketing de Relacionamento é um conjunto de estratégias aplicadas por uma marca com o objetivo de criar uma relação leal. Hoje, os usuários buscam algo além do simples ato de comprar. Eles buscam satisfação de seus desejos através de um atendimento personalizado, que extrapola expectativas que nem mesmo eles se dão conta que existem criando um valor percebido elevado daquele negócio.
Ok, a teoria é interessante, mas e a prática? Como otimizar o relacionamento? O primeiro ponto é entender que os desejos só são supridos se percebemos a posição fundamental dos clientes dentro do processo de compra e venda. Se você conhece seus públicos-alvo, consegue direcionar ações estratégicas para se comunicar com cada um deles nas diferentes etapas do ciclo, oferecendo algo de grande valia para ambas as partes, conseguindo com que o fluxo de troca de interesses seja contínuo e duradouro.
6 dicas para otimizar o seu marketing de relacionamento
Essas dicas são para instaurar o marketing de relacionamento a médio e a longo prazo, pois sim, esse processo exige manutenção incessante para que não se finde. Lembre-se sempre que relacionamentos duradouros levam um tempo para serem construídos. Um cliente satisfeito se reflete nas vendas, no faturamento e na sobrevivência da sua empresa.
A força do brinde
O brinde pode e deve ser usado para conquistar a simpatia dos clientes, a grande “sacada” em um bom brinde é: oferecer utilidade e causar visibilidade da sua marca.
O brinde tem poder quando ele encanta o cliente, quando ao vê-lo automaticamente o consumidor lembre-se da marca e fixe a ideia positiva da empresa. Isso desenvolve os laços afetivos e estimula a percepção que aquilo foi feito especialmente para ele.
Essa é a ideia da líder nacional no segmento de cadeiras, Flexform, que tem como um de seus brindes, miniaturas de algumas de suas cadeiras. Desde 2014, as “minis” (Mini Tecton, Mini My Chair e Mini Coral) fazem sucesso nas ações de Marketing da empresa:
“Acreditamos que é um brinde ideal porque remete automaticamente ao nosso core business, é exclusivo e interativo, o cliente pode personalizar o brinde e ainda pode ser um lindo enfeite para o espaço, é um sucesso. O valor agregado para a marca que o brinde pode proporcionar é um dos melhores custos/benefícios para a área de Marketing. Tanto é que, segundo uma pesquisa da Ipsos Brasil, os brindes são a terceira forma de promoção mais atraentes entre os consumidores da América Latina, ficando atrás apenas dos conhecidos leve três e pague dois es de leve mais pelo mesmo preço“ Comenta Daniela Lima, Gerente de Marketing da Flexform.
Explore seu brinde!
A Flexform tem investido fortemente nas miniaturas. Recentemente, lançou mais uma mini e incentiva o uso também nas ações de seus representantes:
“Apoiamos a participação da nossa rede de representantes em eventos importantes e levando a ação Mini Parade, que é a montagem das nossas linhas de miniaturas que sempre atraem muito público e causam bastante movimento nos eventos.” Reforça Daniela.