Estresse no trabalho: entenda e saiba como lidar

Como está seu nível de estresse no trabalho?

O estresse no ambiente de trabalho é o resultado de um conjunto de várias situações que podem resultar na Síndrome de Bournout, um estado de tensão emocional e estresse crônico provocado por condições de trabalho desgastantes. Os sintomas da síndrome podem estar atrelados ao esgotamento físico que refletem em atitudes negativas, como: ausências no trabalho, agressividade, mudanças de humor, irritabilidade, dificuldade de concentração, lapsos de memória.

Para a Headhunter e Executive Coach Luciana Tegon, sócia-diretora da Consultants Group by Tegon, existem profissões muito estressantes, mas nem sempre elas são as únicas culpadas por gerar um desequilíbrio no trabalho. “Há pessoas que sofrem com o estresse por outros motivos como a falta de identificação com o trabalho que realizam, problemas de relacionamento com equipes e gestores ou até submissão à uma cultura ou valores da empresa que não representam seus próprios valores”, explica.

Alguns dos motivos que podem causar estresse no trabalho:

  • Longas jornadas de trabalho
  • Pressão por bons resultados
  • Realizar tarefas diferentes ao mesmo tempo
  • Falta de tempo para concluir serviços
  • Conflito com colegas e superiores
  • Falta de prospecção na carreira

*Outro motivo de estresse que vemos com frequência é a ANSIEDADE. Inclusive, nós já escrevemos aqui no blog sobre isso. Confira aqui a matéria e baixe uma playlist que reduz o nível de ansiedade!

Mas o que fazer?

Quando alguém está estressado é comum uma atitude negativa diante de situações do cotidiano que podem causar arrependimentos futuros. Para evitar que essas atitudes atrapalhem sua carreira ou sua imagem na empresa, faça algumas perguntas para si mesmo:

Você realmente está feliz em seu emprego atual?

Você tem um objetivo?

O seu objetivo está próximo?

 

Como a empresa pode ajudar…

Algumas empresas oferecem serviços que podem ajudar o funcionário a lidar com o estresse do dia a dia. Uma alternativa é o Quick Massage, trata-se de uma massagem rápida que dura cerca de 15 minutos. Essa massagem é feita com técnicas orientais (Shiatsu e Anmá), sua principal função é proporcionar relaxamento nos músculos em poucos minutos.

Você se considera estressado por conta do trabalho? Avalie suas alternativas e veja como sair dessa situação que prejudica a carreira e a saúde.