Como a falta de comunicação afeta os colaboradores?

Já é consenso em diversas empresas que a comunicação com os colaboradores (comunicação interna) é um dos investimentos que mais traz retorno quando o assunto é desempenho. Hoje, existem inúmeras empresas que expõem seus números para que possamos ver como o investimento nessa área é positivo. Mas, ainda que o mercado esteja crescendo muito a cada dia e estabelecendo relações diferentes com os colaboradores, ainda é necessário reforçar a importância de uma boa comunicação e como a falta dela pode ser prejudicial para os resultados dos seus negócios.

Veja abaixo alguns dados que a pesquisa da The Economist Intelligence Unit nos trouxe através da Revista Você S/A, nela, você encontra as reações que uma empresa com problemas de comunicação pode causar aos colaboradores.

Esses dados da pesquisa nos fazem refletir sobre o seguinte: Uma comunicação com alto índice de alcance e engajamento é a melhor forma de manter os meus colaboradores produtivos e motivados? Sim! É claro que muitos outros fatores interferem na satisfação dos funcionários, mas a comunicação é item fundamental e indispensável, ainda mais numa era onde a humanização tem sido ponto discutido com frequência e se comunicar é um dos pilares de uma empresa humanizada, lembre-se disso.

E o que isso pode causar nos meus resultados?

Quando uma organização encontra-se na situação que a pesquisa acima nos mostra, os resultados e as entregas finais são afetadas e possuem grande chance de serem negativas.

– Ruído na comunicação:

O colaborador encontra dificuldades em discernir e lidar com diferentes informações, ou seja, a comunicação vira um “telefone sem fio”.

– Falta de clareza:

Imagine se cada colaborador entender um comunicado de uma forma? Comunicar com clareza é essencial para manter a eficiência e garantir que todos estejam absorvendo a mensagem da forma esperada.

– Pressão e estresse:

Sentir-se perdido é um sentimento perigoso no âmbito corporativo, pois pode resultar em diversos desentendimentos finais, como perda de prazos, expectativas não atendidas e outros. E isso aumenta o nível de pressão e estresse sob os funcionários.

O problema na comunicação pode ser agravado quando o assunto é home office. Com as mudanças no mercado, o trabalho remoto é uma prática que veio para ficar em muitas empresas que notaram que esse novo regime pode ser muito benéfico para suas finanças. Mas como manter uma comunicação uniforme e de qualidade com os colaboradores à distância? Atualmente, plataformas que oferecem o serviço de aplicativo corporativo e intranet, como o Worksphere, tem sido uma ótima opção para as empresas que buscam manter suas ações e continuar se comunicando com os colaboradores.

Entendemos que todas as empresas desejam passar longe das consequências que a falta ou uma comunicação ruim pode trazer, não é mesmo? Ainda mais em momentos delicados como a crise, onde contar com um time de alta performance é o primeiro passo para sair ileso de fases como essa.