Dia Mundial da Televisão

No dia 21 de novembro é comemorado o Dia Mundial da Televisão, que  é uma combinação da fotografia, do cinema e do rádio. Já imaginou um mundo sem tevê? Uma pesquisa realizada pelo IBOPE, revelou que os brasileiros passam 4h31 horas por dia em frente as telinhas. Vamos saber um pouco mais sobre essa história?

O primeiro registro histórico da transmissão de Tv foi nos Estados Unidos, realizado pela RCA, em 1939, durante a Exposição Internacional de Nova York.

Após a Segunda Guerra Mundial, a televisão passou por um desenvolvimento veloz. Na década de 50, os Estados Unidos contava com 107 estações e os aparelhos chegavam a quatro milhões de unidades. A primeira transmissão transcontinental foi realizada em 4 de setembro de 1951, quando o presidente Harry Truman fez durante a conferência da coroação da rainha Elizabeth II, em Londres. França, Bélgica, Holanda e Alemanha foram os países contemplados com a transmissão.

No Brasil, em 18 de setembro de 1950 inaugurava-se a primeira estação brasileira de televisão, (PFR-3 canal 3) a Tv Tupi de São Paulo. Nessa data, os brasileiros tiveram a oportunidade de assistir durante cinco horas os atores Lia de Aguiar e Walter Forster interpretando uma cena romântica, Hebe Camargo cantando, entre outros.

No país havia apenas 200 televisores que foram espalhados em locais públicos, num raio de 80 quilômetros de alcance para que a grande maioria pudesse acompanhar a primeira transmissão. Um aparelho custava 59 mil cruzeiros e a primeira loja a vende-los foi a Cássio Muniz na Praça da Sé.

Quem sabe faz ao vivo

Televisão: ao vivo
Televisão: ao vivo

 

As transmissões na Tv brasileira eram sempre feitas no modo ao vivo, pode imaginar o trabalho e quantos imprevistos não devem ter acontecido? O teatro foi levado para a Tv, tudo era encenado como no palco.

Programas marcantes também surgiram ao longo da história: Sítio do Pica Pau Amarelo, Circo de Arrelia, Grande Gincana Kibon, Clube dos Artistas, O Céu é o Limite, Repórter Esso.

 

Assista nosso vídeo em homenagem a esse dia

Faça o download gratuito do vídeo aqui