Identidade Profissional: impulsione sua carreira

Identidade profissional é um conjunto de características que compõe um indivíduo, essas habilidades são moldadas ao longo do tempo de acordo com as relações sociais, profissionais e contextos cotidianos. Estas características, que podem ser positivas ou negativas, combinadas com a imagem pessoal do profissional têm impacto direto na carreira de cada um.

Por isso, é essencial planejar e construir uma identidade profissional para alcançar objetivos e construir uma carreira significativa.

“Mostrar-se apresentável, confiável e ter atitudes que demonstrem comprometimento, motivação, cordialidade, boa comunicação e relacionamento com pares, subordinados e fornecedores geram impacto positivo na trajetória profissional” conta Gabriela Beraldo, Consultora de estilo e ministra de palestras sobre impacto da imagem pessoal no ambiente corporativo e etiqueta empresarial.

Os profissionais que conseguem construir uma identidade profissional entendem que para executar uma tarefa de sucesso. É preciso estar envolvido, assumir decisões e ter coragem para expor suas ideias e sustentar mudanças. Esse profissional trabalha para uma realização pessoal e ao mesmo tempo contribui para o sucesso de sua empresa.

Para construir uma boa identidade profissional, a pessoa deve estar atenta à maneira como ela se relaciona dentro e fora da empresa. “Ter uma imagem positiva, ou seja, ser percebido como um profissional competente, sério e bem-sucedido começa na maneira de vestir-se, adequar-se ao dress code da empresa (seja ele estabelecido formalmente ou não) e vai até o modo como este profissional se porta numa reunião de negócios ou responde um email”, conta a profissional.

Além de investir no crescimento profissional, fazendo networking e especializações dentro de sua área de atuação, o profissional precisa ter consciência de que sua comunicação não verbal esteja alinhada com seus objetivos. Que mensagem você quer passar com o que você veste? Criativo, sério, confiável, divertido? E o tom da sua voz? Firme, hesitante, ríspido? Como você se porta numa reunião? Com postura ereta, com desleixo, é pontual, é desatento? Todo este conjunto de características e atitudes constroem uma identidade profissional.

Como o Marketing Pessoal pode contribuir para a Identidade Profissional?

O Marketing Pessoal é a demonstração da sua identidade profissional, fazer um bom Marketing Pessoal não é ter um currículo com uma lista de realizações extraordinárias, nem se dizer bom o tempo todo.

Muito pelo contrário, é mostrar – com ações – que você é bom. Muitas vezes, as pessoas têm medo de mostrar suas competências por temerem serem percebidos como arrogantes ou falastrões. Deixar suas ações “falarem” é o que determina um bom Marketing Pessoal.

A imagem digital (nas redes sociais) também faz parte do marketing pessoal. O que você compartilha, curte, escreve ou se mostra – com imagens ou palavras – é fundamental no Marketing Pessoal e na construção da Identidade Profissional.

Alguns gestores, antes de realizar a entrevista presencial, analisam o perfil de seus candidatos nas redes sociais. Essa ação é determinante para o processo de seleção.

Confira dicas para desenvolver a Identidade Profissional

  • Um estudo revela que 55% da percepção que o outro tem de você é visual e 38% vem do gestual. Ou seja, antes da sua primeira frase em um entrevista, a impressão que o recrutador tem de você já está formada. Por isso, é essencial estar atento nos cuidados pessoais como: roupas, acessórios e higiene com barba, unhas e cabelo.
  • Demonstre suas qualidades como ser humano: seja solícito, educado, prestativo, saiba ouvir e seja agradável com todos. Demonstrar interesse e disponibilidade para desempenhar as tarefas e fazê-lo com qualidade também definem a maneira como o profissional será visto na corporação.
  • Especialize-se e seja um influenciador positivo, mostrando conhecimento no segmento de atuação e disponibilidade para compartilhá-lo.

Construir uma identidade profissional de sucesso é que vai determinar se o profissional é o “Fulano de Tal” ou aquele que trabalha na empresa X. Na primeira hipótese, você vai ser conhecido pelas suas competências e terá mais possibilidade de se movimentar no mercado e na segunda, você será definido pela empresa que trabalha.

E você? Como tem contribuído para sua imagem profissional?


Entrevistada

Gabriela Beraldo é formada em Fashion Management pelo IBMEC e Produção de Moda pelo Senai – Cetiqt, com mais de 20 anos de experiência nas áreas de Relações Públicas , Marketing de Relacionamento e em revistas como Rolling Stone, CartaCapital e ESPN.

Pós-Graduada em Branding pela University of Westminster, de Londres, em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas e graduada em Publicidade, pela PUC –Rio.