Importância do networking

O networking pode mudar a sua vida!

Atualmente escutamos muito falar sobre networking e é uma pauta importantíssima mesmo. Vivemos em um mercado profissional bastante concorrido, cercado de desafios e uma boa base de contatos pode ser muito útil.

Para a carioca Tatiane Sandes, de 33 anos, consultora de Comunicação, Marketing e RH o networking é uma ponte que conecta pessoas e propósitos. “Ele otimiza seu tempo, uma vez que você sabe que fulano já viveu a mesma situação ou realiza tal serviço/trabalha em determinada empresa… enfim, quem pode te ajudar nessa circunstância… quem é “a pessoa” para isso, e potencializa suas oportunidades de empregos, negócios, parcerias etc.”, comenta Tatiane.

 

⚠️VEJA ALGUMAS COISAS QUE VOCÊ DEVE EVITAR NO NETWORKING…

Praticar apenas em momentos de urgência 🚫
Aproximar-se de alguém exclusivamente nessas ocasiões pode gerar impressões negativas, soando como falsa a aproximação. Busque conhecer novas pessoas sempre e manter contato com as que você já conhece também.

 

Utilizar apenas para recolocação profissional 🚫
Um contato pode agregar muito mais que isso. Você pode conseguir parcerias, compartilhar informações e conhecimentos, além de claro, o melhor do networking: conhecer pessoas incríveis e aprender com elas.

 

Contatar sem um propósito. Número não é qualidade!  🚫 
Não é porque um profissional tem mil contatos ou que trocou 100 cartões de visita em um evento que a rede de contatos dele é boa. Uma boa rede é quando as pessoas conhecem você, suas habilidades e diferenciais.

 

“Networking, como costumam dizer hoje em dia, é vida! Eu acrescento mais… é como se fosse um jardim… você precisa cuidar, regar sempre. Não basta ter nomes e números, é preciso transformar esses dados em informação e agregar valor a isso.”,reforça a consultora.

Anotou as #dicas? Faça seu networking com sabedoria e com certeza ele agregará em sua vida.