Novembro Azul na empresa

E aí, vai abordar o Novembro Azul na empresa?

Criado em 2003, na Austrália, o Novembro Azul é uma campanha mundial que tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre o câncer de próstata e a importância de ações preventivas como o exame de toque ou PSA, para que a doença não seja descoberta em um estágio avançado e haja maior chance de cura.

 

E O QUE É O CÂNCER DE PRÓSTATA?

Ocupando o segundo lugar entre o mais comum nos homens brasileiros, esse câncer é um tumor que afeta a próstata (glândula localizada abaixo da bexiga e que envolve a uretra), fazendo-a crescer de maneira desproporcional. Na maior parte das pessoas ele evolui lentamente, no entanto, esse fato não pode ser levado como regra, o diagnóstico precoce prossegue sendo essencial.

 

COMO POSSO ABORDÁ-LO EM MINHA EMPRESA?

Ainda existe muito preconceito ao redor da saúde masculina, sobretudo por conta dos estereótipos: “homem não chora”; “homem não pode ter momentos de fraqueza”; como se todos os homens tivessem o dever de serem imbatíveis. Por isso, as empresas devem auxiliar a transmitir a mensagem de que se cuidar é importante, independentemente de seu gênero. Em poucas palavras: se cuidar também é coisa de homem!

Separamos então algumas dicas para que você também apoie esse movimento:

 

Novembro Azul na empresaCampanha de Conscientização: através de informações e dados relevantes, fale sobre o câncer de próstata, seus sintomas, tratamento e prevenção, mas também organize este mês para falar sobre saúde masculina em geral. (Informações em formato de “Você sabia?”, são uma boa opção).

 

Novembro Azul na empresaDepoimentos: compartilhe histórias de homens que passaram pela situação, em formato audiovisual, ou escrito, dependendo do canal que você for utilizar.

 

Novembro Azul na empresaPesquisa: O que os colaboradores sabem sobre saúde masculina? Faça uma pesquisa  (utilize este módulo de formulário) e promova uma palestra com um especialista.

 

Novembro Azul na empresaDia Azul: escolha um dia do mês para que os colaboradores venham com camisetas e/ou acessórios azuis, e neste mesmo dia promova um café da manhã ou da tarde.

 

Preocupação ativa: permita que seus colaboradores escolham um dia do mês para serem dispensados, com o intuito exclusivo de realizarem o exame de toque.

 

Animações: mais abaixo, fizemos uma animação para que você compartilhe em seus canais de comunicação. Aproveite!

 

Você pode aplicar a maior parte dessas dicas em uma TV Corporativa, ou em um APP/Intranet. 

Comece a falar sobre Novembro Azul na empresa através da nossa animação gratuita: