Planejamento + Informação: o que analisar na hora de implantar um novo canal de CI?
Muito mais do que envio de um Newsletter. A implantação de um novo canal de CI pode trazer inúmeros benefícios para sua organização. E os principais favorecidos? A própria empresa, os colaboradores e o time de CI.
Em tempos em que tudo muda rapidamente e o “novo normal” se estabelece, é essencial repensar estratégias e ferramentas utilizadas pela CI, área que se tornou ainda mais estratégica ao longo da pandemia. É o que aponta a 5ª Edição da pesquisa Tendências, realizada em parceria pelas equipes Ação Integrada e SocialBase, visando proporcionar um panorama da comunicação Interna no Brasil para o ano de 2021. O levantamento ouviu cerca de 175 empresas de vários portes e segmentos, ao longo de outubro e novembro de 2019 e traz dados interessantes:
87% dos entrevistados sentiu aumento ou manutenção do volume de Jobs.
72% notou que a área passou a ser mais procurada e envolvidas nas tomadas de decisão da empresa.
78% acredita que a área passou a ocupar espaço estratégico em sua organização.
Os números não mentem: em 2020 os times de CI trabalharam muito! E nesse contexto de inovação, em que é fundamental atacar novas frentes e alavancar o alcance de suas ferramentas, nota-se a necessidade da implantação de novos canais de CI:
Junto dessas novidades, experimentamos os resultados. Lembra que começamos falando sobre os benefícios? Pois é, a implementação de canais de CI mais dinâmicos e interativos geram frutos significativos, como: aperfeiçoamento do employer branding, employee experience e employee voice, fortalecimento do fit cultural, melhora na comunicação entre os níveis hierárquicos da empresa, diminuição do turnover e crescimento dos índices de engajamento e produtividade.
Bom, mas como saber qual canal é adequado para sua organização? O que analisar antes de começar a implantação?
Planejamento
Essa etapa é fundamental, antes de qualquer decisão. É neste passo que você identificará os impasses comunicacionais e como eles podem ser ajustados. Já dizia o antigo ditado, várias cabeças pensam melhor do que uma, é hora de um brainstorming com o time de comunicação para definir quais canais estão alinhados com o plano de comunicação e como poderão contribuir para o alcance das metas e objetivos já elencados. Liste quais as vantagens e desvantagens de cada um. Não esqueça de estabelecer a verba destinada, afinal, ninguém gosta de estourar o orçamento.
Perfil dos colaboradores
Quantidade não é sinônimo de qualidade. Pode ser que depois de avaliar o orçamento, você perceba que não será possível ter tudo o que sonhou nesse momento. Mas fique tranquilo, talvez nem seja necessário. Uma dica é: Atente-se aos colaboradores! O comportamento deles falará o que trará êxito. Concentre-se nas carências, nas conversas nos corredores, essa percepção te revelará qual tiro será mais certeiro.
Conheça melhor os canais
TV Corporativa, app, intranet, videowall… As opções são muitas, por isso, agora que a lição de casa foi feita, é hora de aprofundar os conhecimentos sobre a ferramenta escolhida. Pesquise parceiros, entenda o funcionamento e domine o processo, assim você reduzirá o fluxo de tentativa e erro. Procurar uma empresa especializada te ajudará nesse projeto. Aqui na B2 nós oferecemos várias soluções inovadoras. Que tal nos fazer uma visita? Você pode experimentar nossa TV e aplicativo corporativo, por exemplo.