Entenda o verdadeiro significado de Storytelling
Storytelling significa o ato de contar uma história, é uma palavra em inglês que está relacionada com uma narrativa e define a capacidade de contar histórias relevantes. É uma metodologia que utiliza uma combinação entre processos de gestão e técnicas de narrativas para criar ou potencializar a comunicação de uma pessoa, marca ou empresa.
“A mensagem é transmitida de forma natural, por uma história, com personagens reais que saem dos próprios funcionários e clientes, ou fictícios criados em roteiro” Nelson Enohata
Conceito: A organização de um projeto de Storytelling permite a construção da memória, da história e da identidade das pessoas e instituições. Em uma empresa o Storytelling deve ser feito em uma linguagem em que todos os colaboradores possam entender a mensagem transmitida, evitando termos técnicos que podem ser desconhecidos para a grande maioria.
Como aplicar: Existem várias formas de aplicar o Storytelling em uma instituição. Aqui, na B2 aproveitamos o dia dos pais para executar a ação. A ideia era montar um livro com histórias e lembranças de nossos colaboradores: o primeiro passo foi uma história contada pelas mães, o segundo uma história contada pelos filhos e o terceiro a declaração do dia dos pais.
Especialista no assunto:
Martha Terenzzo é diretora da Inova 360 e fundadora do primeiro escritório de Storytelling no Brasil Storytellers Brand ‘n’ Fiction