O que significa Counseling?

Couseling

É uma palavra inglesa e significa “aconselhamento”, é uma ferramenta de desenvolvimento humano que utiliza a interação entre o counselor (profissional especializado) e o cliente. O principal objetivo é ajudar na decisão de escolhas no âmbito pessoal ou profissional.  O Counseling, acredita que cada pessoa tem dentro de si os recursos necessários para resolução de problemas e para se ajudar. A técnica valoriza o relacionamento humano e foca na pessoa e não no problema que ela apresenta.

“O counselor ajuda seu cliente a encontrar as melhores escolhas para si mesmo, através de ferramentas que possibilitam a esse cliente encontrar essas respostas através de um processo de autoconhecimento e reflexão”, esclarece o Profº Cláudio Carvajal – coordenador acadêmico dos cursos de Administração e de Gestão de TI da Faculdade de Tecnologia FIAP:

Counseling, Mentoring e Coaching

Os três conceitos estão ligados e muitas vezes funcionam juntos quando o assunto é orientação ao cliente:

Coaching atua no desbloqueio de habilidades já existentes; mentoring influência no processo de sabedoria; e o counseling é o apoio de um indivíduo quando enfrenta uma dificuldade.


Especialista no assunto

claudioCláudio J. Carvajal Júnior é coordenador do curso de Administração e do curso de Gestão de Tecnologia da Informação da FIAP. Doutor em Engenharia Biomédica, Mestre em Tecnologia em Gestão de Serviços, MBA Executivo Internacional pela Universidade da Califórnia (EUA), pós-graduado em Administração pela EAESP/FGV, bacharel em Administração de Empresas.  Coautor dos livros “Empreendedorismo, Tecnologia e Inovação” (Livrus), “Administração de empresas no Setor de Serviços” (Porto de Ideias), “Administração de Organizações Complexas” (Qualitymark).