O que sua empresa deve aprender com o Carnaval ?

O Carnaval é amado por uns e odiado por outros, mas um fato que não pode ser ignorado, é que temos muito o que aprender com a organização desse evento. Tem dúvidas de como administrar uma empresa? Observe a organização de uma escola de samba. No arranjo carnavalesco é possível encontrar alguns pontos como cultura organizacional, logística, motivação de equipe, sinergia, trabalho em equipe, entre outros.

Pensando nisso, listamos os pontos principais que toda empresa deve aprender com a organização desse evento.


 Planejamento

É o segredo de qualquer negócio de sucesso e isso os organizadores das escolas de samba seguem à risca. Antes mesmo do Carnaval terminar, os planejadores já têm em mente o que virá no ano seguinte e já começam colocar a mão na massa. E assim, começa uma busca por patrocinadores, definem estratégias, homenageados, estrutura física, um novo samba enredo, entre outros.

O Evento é composto por algumas regras e são avaliados: comissão de frente e mestre-sala, porta-bandeira, alegorias e adereços, fantasias, harmonia, evolução, conjunto, enredo e bateria. As diversas regras impulsionam a disciplina nos mínimos detalhes para um desfile perfeito.

Organização

Em média 3.500 pessoas fazem parte de um desfile, organizadas em 25 alas, onde cada ala tem fantasias diferentes e os integrantes alinhados em canto e coreografia. Cada escola tem entre 65 a 82 minutos para desfilar na avenida, se ultrapassarem esse tempo, é descontado 0,1 ponto por minuto excedido. Já imaginou o trabalho para que tudo saia nos conformes?

Comprometimento

Os participantes de uma escola de samba, também são uma família, a sintonia e comprometimento são visíveis. Quando a escola não atinge a pontuação desejada, todos caem em prantos. Isso porque os integrantes vestem a camisa da escola. Talvez um dos motivos para tamanha dedicação, seja a forma como essas pessoas são tratadas, nas escolas de samba tratar bem o próximo é uma regra de ouro e que acontece de forma natural. Esse é um dos pontos em que muitas empresas têm que aprender com os organizadores de uma escola de samba, algumas ainda não sabem como tornar seus colaboradores mais dedicados e comprometidos ou simplesmente como despertar o desejo de “vestir a camisa da empresa”.

 

Foco

A organização do desfile acontece com um ano de antecedência e a determinação é ponto principal para que tudo ocorra de forma certeira. O foco principal é finalizar o Carnaval como escola campeã. Claro que nem tudo são flores, mas apesar de algumas dificuldades, a determinação e foco dos carnavalescos é sem igual.

Motivação

Sabemos que todos os anos, boa parte das escolas vão estar novamente na avenida independente da categoria. Mas, não fazer parte do grupo vencedor, não é motivo de desistência. Os integrantes das escolas de samba sabem refazer planos, reavaliam o que não deu certo e impulsionam seus integrantes para darem a volta por cima.

De forma consciente ou não, é fato que a  Cultura organizacional, a Gestão de pessoas e a Administração estão presentes no evento carnavalesco. E mesmo durante a folia é possível aprender muito sobre o ambiente de trabalho.

Baixe gratuitamente o vídeo Carnaval 2017, compartilhe com seus colaboradores e aproveite a folia 🙂