Perfil do cliente determina as estratégias do negócio

Identifique o perfil do seu cliente e crie estratégias de sucesso.

O comércio como um todo está se inovando em meio a pandemia pela sobrevivência do próprio negócio e um dos recursos para ganhar robustez diante do desafio envolve empenho em identificar os novos comportamentos de consumo desencadeados por força deste cenário.

Para te apoiar nesta missão, destacamos os principais pontos de uma pesquisa da Nielsen sobre Estilos de Vida (2019) em que são apresentados cinco perfis que nos ajudarão a entender as transformações nos hábitos de consumo dos brasileiros. Confira:

 

Negociante

Representando a maioria da população brasileira, são 27%, o “Equilibrista” é um perfil negociador, majoritariamente do sexo feminino, com idade entre 26 a 45 anos, das classes C1 e C2, que vai direto à loja para realizar as suas compras atraído por promoções. Além disso, este consumidor adora propagandas de rua, folhetos, catálogos e o que vê na internet. Frequentemente compra bem mais que o previsto e paga com o cartão de crédito.

 

Pra Frentex

Este é o nome descolado para classificar o perfil “Aspiracional”, consumidor de informação, que busca uma vida  mais saudável e mostra preocupação com o meio ambiente: “33% compara preços no celular enquanto está fazendo compras, 70% vê produtos e preços no aplicativo/internet antes de ir à loja, 72% gosta de comprar e experimentar novos produtos, 55% vê atentamente as informações nutricionais, 67% está disposto a pagar mais por marcas que pensam no meio ambiente e 81% gasta mais com produtos que melhoram a saúde”. Eles são 22% da população, também de maioria feminina e faixa etária similar ao perfil negociador, das classes A, B1 e B2.

 

Sabe tudo

Classificado como “Consciente Pragmático”, o sabe tudo corresponde a 21% da população entre homens e mulheres acima de 46 anos, das classes C2, D e E que são audiência do rádio e TV, mas não confiam nas propagandas da telinha. Faz suas compras sozinho e consome sempre os mesmos produtos e marcas mesmo fora de promoção.

 

Tranquilão

Este é o perfil do “Consciente Sonhador”  por 15% e normalmente são mulheres, das classes C2, D e E, que fazem as compras da casa e pagam em dinheiro. Busca produtos orgânicos e pratica atividades físicas. Este é um perfil atento ao custo de vida, de olho na economia, engajado com o meio ambiente e cliente de marcas sustentáveis.

 

Sempre online

perfil clienteEle é o “Conectado” e representa 15% da população com até 25 anos, das classes B2 e C1. Com um smartphone sempre à mão, suas compras são realizadas pela internet e o que o atrai são experiências exclusivas e personalizadas com a marca e/ou produto. Focado no coletivo está empenhado em temas como preconceito, intolerância e meio ambiente.

 

Seu público se encaixa em algumas dessas descrições? É bem possível que você identifique um perfil com várias dessas características juntas e tudo bem! É importantíssimo sempre olhar para o seu público em particular, observar hábitos e características para que as estratégias de marketing gerem a reação e retorno desejados. Ainda não vimos uma fórmula que se aplique como regra a todos os tipos de negócio e segmentos, o caminho mais acertado é focar no seu cliente.