Os departamentos de marketing, comunicação e financeiro devem alinhar anualmente o planejamento financeiro da comunicação interna
O planejamento financeiro na comunicação interna é um grande desafio para os profissionais de comunicação e endomarketing. Muitas vezes é fazer mais com menos, organizar eventos e elaborar festas comemorativas dentro da empresa não é uma tarefa fácil, ainda mais se budget (orçamento) estiver curto.
O ideal é criar um planejamento que contenha argumentos capazes de convencer líderes sobre a importância de executar uma ação comemorativa na corporação. Levando em conta dados, demonstrar que o budget aprovado foi bem utilizado e, principalmente, o retorno que a empresa terá em determinado investimento. É importante destacar datas oficiais como: dia das mães, dia dos pais, dia do amigo, dia das crianças, natal, aniversariantes do mês entre outros.
Geralmente esses eventos são definidos em conjunto com o departamento de Recursos Humanos que pode solicitar sugestões dos próprios funcionários. “Ações desse tipo não são gastos e sim investimentos. Exemplo: Cesta de Natal, Confraternização de fim de ano, gincanas no dia dos pais entre outros. O funcionário motivado reflete diretamente no lucro da empresa”, declara Elaine Bezerra, consultora e mestre em administração por resultados e sócia fundadora da Troow Consultoria.
A especialista aponta que um bom planejamento financeiro na comunicação interna, deve ser feito anualmente através de um orçamento por repartição, no caso, o setor de marketing ou comunicação interna junto ao departamento financeiro. “O budget pode ser revisado semestralmente e geralmente esse plano é determinado entre outubro e novembro seguindo a meta maior da empresa, geralmente EBITDA (Lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização)”, esclarece.
Caso o orçamento não seja aprovado ou só parte dele, apelar para criatividade é uma alternativa. Reunir um grupo de colaboradores e apostar em lembrancinhas personalizadas é uma opção barata e que não deixa datas importantes passarem em branco.
Elaine Bezerra é sócia da Troow Consultoria e consultora Black Belt em Gestão Mestre em Administração. Trabalhou em diversas consultorias de renome mundial, ainda prestou serviços para grandes redes de franquias e franqueadores. Possui dezenas de cursos na área de gestão, nacionais e internacionais. É especialista em transformar empresas em franquias.