Plano de carreira: um futuro de sucesso para seu colaborador

Plano de carreira é um programa estruturado que estipula o caminho que cada funcionário irá percorrer na empresa. Existem dois tipos de plano de carreira: aquele que você desenvolve para si mesmo e o que as empresas oferecem aos funcionários.

“Plano de carreira é a melhor maneira de conseguir uma plena realização na vida profissional, em especial porque o próprio protagonista direciona seus esforços e estudos para conquistar sua realização naquilo que lhe dá prazer. Há duas maneiras propiciadoras do êxito na carreira: ou a pessoa faz aquilo que gosta, ou aprende a gostar daquilo que faz. Por essa razão, com antecedência, foco, determinação e planejamento, desde cedo passa a fazer e se aperfeiçoar em algo que lhe seja prazeroso. Quando faz parte da organização, gerando esse benefício aos seus colaboradores, o processo deve ser semelhante, ou seja, levar em consideração a vocação, as competências, habilidades e atitudes do colaborador, para se estabelecer um planejamento de curto, médio e longo prazo, respeitando-se as necessidades atuais e futuras da empresa e os interesses dos candidatos a esse processo. Bom para todo mundo”, esclarece Reinaldo Passadori, CEO do Instituto Passadori.

Com o plano de carreira, empresa e funcionário são beneficiados, a empresa ganha muito mais quando promove um colaborador que já conhece a cultura e a “alma” do negócio. Mas para isso, é preciso investir, motivar e reter o funcionário.

Há várias maneiras de preparar um funcionário para crescer dentro de uma empresa, entre elas, oferecer treinamentos, cursos de especialização e até mesmo convênio com unidades de ensino pode ser uma alternativa.

“Na medida em que a empresa tem uma estrutura para oferecer aos seus colaboradores um plano de carreira, atrelado aos seus objetivos e necessidades futuras e preferindo privilegiar talentos internos, deve divulgar esse plano, selecionar as pessoas com perfil para futuras ocupações e desenvolver um plano de desenvolvimento individual, preparando esses candidatos selecionados, avaliando seus aprendizados e inserindo-os nas novas funções para as quais foram preparados”, conta o CEO.

 

Como começar o plano de carreira de seus funcionários:

 

Quando o assunto é plano de carreira, o Feedback é um grande aliado. Através dele é possível identificar quais são os planos futuros do colaborador. O que ele espera? Qual caminho quer seguir? E, claro! Se os planos futuros dele corresponde com o que a empresa oferece.

 

Além disso, use o feedback para orientar seu colaborador, indique pontos fracos e fortes, habilidades que podem ajudar no crescimento dele na empresa e cursos que ofereçam o conhecimento que ele precisará para o novo cargo. Após isso, estipule metas para que o o colaborador esteja cada vez mais preparado para assumir as novas funções.

“Cada empresa tem sua cultura e seus procedimentos estabelecidos ao longo do tempo e das suas experiências, levando-se em conta outras variáveis que se modificam ao longo do tempo e circunstâncias do mercado. O bom senso indica que um colaborador pode ser considerado ou ele mesmo se considerar uma possibilidade quando tiver mostrado seu comprometimento com a organização, tendo mostrado seu interesse, sua dedicação e boa vontade para aprender e continuar realizando um excelente trabalho em funções mais elevadas”, conclui o especialista.

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