A empatia no ambiente de trabalho

Você tem empatia com seus colegas de trabalho?

Empatia é definida no dicionário como: o exercício de se colocar no lugar de outra pessoa, buscando agir ou pensar da forma como ela pensaria ou agiria nas mesmas circunstâncias.

O mundo seria mais fácil se nos colocássemos no lugar do outro, não é mesmo? Principalmente no ambiente de trabalho, onde culturas e posições são diversificadas, e lidamos com diferentes perfis.

Para a Coach Claudia Dias, a maioria dos problemas de relacionamento dentro das empresas, deve-se ao fato de cada um defender o próprio ponto de vista, ou acreditar que o outro pensaria ou agiria da mesma maneira que você, diante de uma situação.

“O primeiro passo para despertar a empatia, é inclusive, experimentar compreender o posicionamento do colega de trabalho. Entender que cada pessoa tem emoções, sentimentos e perspectivas distintas. Vale ainda considerar que um dos pontos importantes para estabelecer uma comunicação mais efetiva, é a capacidade de tornar-se empático. Tal habilidade permite que esta interação seja muito mais positiva dentro do ambiente corporativo”, conta a Coach.

 

 

3 dicas para desenvolver a empatia

Autoconhecimento: Como lidar com o sentimento alheio, quando não conhecemos e não sabemos lidar com os nossos? Por isso, a empatia está relacionada ao autoconhecimento. Saber seus pontos fortes e suas fraquezas é uma das melhores formas de aprender a conviver com as pessoas ao seu redor.

 

 

Saber ouvir: Quando alguém vier “desabafar” algo, esforce-se para realmente prestar atenção no que está sendo dito, demonstre interesse ao ouvir e formule uma resposta que estimule a pessoa a continuar o diálogo e lembre-se: Vivências são individuais, cada pessoa lida de uma forma com cada situação.

 

 

Coloque-se no lugar do próximo: Ao passar por uma situação onde você tenha que lidar com uma pessoa de pontos de vista e atitudes diferentes da sua, não a rotule, nem a trate como rival. Pense que opiniões diversas podem te enriquecer e que cada indivíduo possui uma visão do mundo.

 

 

E quais as vantagens de praticar a
empatia
no ambiente de trabalho?

 

  • Melhora o trabalho em equipe. Um time que se entende e se respeita, com certeza trabalhará com mais empenho;
  • Aumenta a produtividade. Ao melhorar o clima organizacional, consequentemente os colaboradores se sentem mais motivados;
  • Aumenta a satisfação dos clientes e parceiros. Ao atendê-los a empatia será natural;
  • Reduz os níveis de estresse. Pois os desentendimentos e discussões também diminuirão.

 

Agora que você já sabe que o é empatia e o quanto ela é essencial para as relações de trabalho, que tal colocar em prática com seus colegas da empresa?
Para completar o tema, nós criamos uma animação cortesia especial sobre a empatia e como praticá-la. Não deixe de compartilhar nos canais de comunicação da empresa: