Cada público necessita de uma comunicação diferente e segmentada.
Essa é mais uma pesquisa que comprova a importância da área de Comunicação Interna. Inclusive, já escrevi mais sobre isso no blog, veja aqui. Mas, hoje, o assunto é outro: Comunicação Interna segmentada.
Algumas características para uma comunicação efetiva são comuns em qualquer organização, como por exemplo clareza/objetividade nas informações e atualização dos canais. O que pode diferenciar a comunicação de uma empresa para outra é o segmento em que ela atua (Indústria, Comércio, Serviço, etc) e o tipo de público interno (idade e sexo), fator que interfere diretamente na hora de definir o que, como e quando comunicar, portanto, muito cuidado na hora de colocar em prática ideias de comunicação de outras organizações. Digo isso porque muitos comunicadores fazem benchmarking em outras empresas e voltam acreditando que todas as ações, programas e vistos darão certo em sua empresa também. Cuidado! É necessário antes de tudo avaliar o que funciona para a sua empresa, e claro, se o que está sendo compartilhado faz sentido e contribui para o sucesso do negócio.
Com relação aos canais para CI também não se precipite em achar que todos resolverão os seus problemas, eles contribuem e muito, mas, é preciso identificar qual é o melhor para sua empresa, como TV, aplicativo ou intranet e também se o conteúdo está adequado. Temos dois conteúdos sobre isso, veja:
Falha na comunicação ou na forma de comunicar? | Avalie o conteúdo da CI com 4 indicadores
Mais uma boa dica que deixamos no post de hoje, é não descartar ideias, e sim adaptá-las. Se algo não “servir” para sua empresa, tente extrair o máximo de informações e ajuste para colocar em prática na sua organização.
Aqui vão algumas perguntas que você deve se fazer antes de comunicar algo ou dar start em uma ação de CI:
Leia também um post onde falamos sobre a importância de manter a sua CI alinhada e organizada.
Agora, é hora de começar a testar o que funciona melhor para a sua empresa e avaliar os resultados.