• 24/08/2016
  • Comunicação, RH

Os resultados da Comunicação Interna

Os resultados da Comunicação Interna - B2 Midia

Entenda como funcionam os resultados da comunicação interna

Os resultados da comunicação interna podem ser percebidos no dia a dia com estratégias certas que mantenham os colaboradores motivados e comprometidos. Os funcionários passam a se interessar por ações propostas pela empresa. Começam a interagir, sugerir conteúdos e ser mais participativos para melhores resultados da corporação.

Como já vimos aqui, essa é uma ferramenta fundamental para as organizações. O maior objetivo é reforçar a cultura organizacional, fazendo com que o funcionário se orgulhe por trabalhar em uma empresa.

“Os resultados da comunicação interna não são mensuráveis objetivamente. Mas o aumento da confiança do público interno na empresa, gerado por um bom processo de Comunicação Interna, contribui com o aumento da produtividade, a diminuição do turnover e, especialmente, com a melhora da imagem da empresa no mercado”, conta a Jornalista, Maura Hayas.

Entretanto, é possível utilizar dados e métricas para acompanhar os resultados da CI, é uma forma estratégica de argumentar em números a eficácia dessa ferramenta. E também pode ser usada para demonstrar aos funcionários através de Tv Corporativa, mídias sociais, murais, revistas internas entre outros. O andamento do seu setor e como os métodos contribui para o desempenho positivo de cada área.

Para Alessandra Moreira, consultora do Grupo Bridge, o principal resultado da comunicação interna é conectar as pessoas ao todo, envolvê-las no que de mais importante está acontecendo na empresa e no mercado em que atua. E também manter viva a identidade da instituição, no jeito dela se comunicar internamente e na congruência com a prática no cotidiano.

“Além desses resultados, existe um ganho na produtividade das equipes, pois com uma comunicação objetiva e os desafios gerais da empresa disseminados, diminuem as interpretações equivocadas e o dispêndio de energia naquilo que não é prioridade ou foco no momento, a equipe assim consegue focar suas energias e potencial naquilo que é mais essencial para o momento do negócio”, diz a consultora.

Ale Moreira

 

Alessandra é Consultora do Grupo Bridge, especialista em projetos de desenvolvimento de lideranças, equipes e desenvolvimento organizacional com 10 anos na área de Psicologia Organizacional. Dominantemente, seu carisma e alto astral tornam seus clientes em parceiros fiéis e verdadeiros, possibilitando que o trabalho fique cada vez mais prazeroso e efetivo. Com especialização em Psicodrama, a facilidade na condução de grupos é aparente e notável, além da persistência que deposita em projetos que acredita.

Maura Maura Hayas é atriz, apresentadora e jornalista, formada em Comunicação Social – habilitação Jornalismo – pela Cásper Líbero, em 1996. Tem 20 anos de experiência em comunicação empresarial, com ênfase em publicações empresariais, comunicação institucional e comunicação interna. É diretora de redação e atendimento da PressTexto Comunicação, contribuindo com trabalhos e estratégias de Comunicação Interna e publicações de clientes como Pirelli, Firmenich, Abióptica, Liberty Seguros, Santa Cruz,
Fran´s Café, entre outros. Também ministra treinamentos de comunicação voltados para empresas e profissionais liberais com foco na melhora  dos processos de comunicação nas organizações


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