Como o marketing digital pode ajudar sua empresa

E o blog B2 inicia hoje, a série com cinco reportagens sobre marketing digital. Nesse conteúdo você aprenderá estratégias para implantar na sua empresa e a importância do marketing digital para o crescimento e desenvolvimento da sua marca. No capítulo de hoje, explicaremos o que é o marketing digital e como ele se desenvolveu até os dias atuais.

Segundo o guia sobre marketing digital da Rock Content, a foi partir dos anos 90, que o marketing digital se instalou, momento em que as pessoas realmente começaram a interagir com a internet. “Antes disso, as empresas faziam marketing através do canal tradicional como, os jornais da empresa, ” contou o diretor de marketing Luiz Demari. O especialista explicou que hoje é possível fazer a promoção de produtos nas redes sociais, até de forma gratuita e estabelecer contato com o cliente de forma instantânea e satisfatória.

Ainda segundo o guia, o marketing digital consiste em um conjunto de atividades que uma empresa pode executar no mundo online, para criar, aprimorar e otimizar as relações com clientes e atrair cada vez mais negócios. Para o diretor Demari, se a empresa quer realmente crescer e faturar ela precisa investir, e investir em marketing digital é o caminho.

É comum ver várias estratégias implantadas nas redes sociais, mas cada uma dessas redes possuem uma tática diferente.Um exemplo, é a geração de conteúdo. Apesar da mídia fazer a segmentação de público, o marketing permite que esse processo seja cada vez mais preciso. “Se você possui uma empresa que faz serviços automotivos, você pode criar para esse público conteúdo que fale sobre esse universo, como por exemplo, a maneira certa de fazer a limpeza, qual as novidades do mercado… Enfim conteúdo que sirva para o público que você definiu, ” contou.

Isso contribui não só para o bom relacionamento com o cliente, mas sim para novas prospecções, já que um cliente satisfeito, pode indiretamente vender a sua marca. Mas, todo esse sucesso vai depender do trabalho de SEO – essa ferramenta possibilita que sua empresa ou conteúdo seja encontrado com maior facilidade a partir de pesquisas realizadas em sites de buscas, baseadas em palavras chaves. Sobre esse assunto falaremos mais à frente.

Quando perguntado sobre o futuro do marketing digital, Demari contou que o aplicativo “WhatsApp” é um dos principais motivos que impulsionaram a venda de celulares. Segundo o estudo da International Data Corporation, as vendas de celulares no Brasil durante o segundo trimestre de 2015 somaram mais de 13 milhões de aparelhos, isso significou um crescimento de 22% em relação ao ano anterior.

É nisso que Demari aposta. “O WhatsApp é uma ótima ferramenta de marketing digital, principalmente por oferecer alguns recursos que permitem tanto um marketing pessoa a pessoa, quanto um marketing em grupo, ” finalizou o especialista.

No próximo post falaremos de como as redes sociais podem contribuir para o marketing digital e como as empresas podem explorar a rede, desde técnicas de escrita até a importância de segmentar o seu público e conteúdo.

E continue o papo… A empresa que você trabalha ou já trabalhou faz marketing digital?

Você viu que as redes sociais são importantes na construção do marketing digital, leia mais sobre o assunto clicando no link abaixo.

Redes sociais versus ambiente corporativo