Os valores de sua empresa estão explícitos para todos os públicos?!
Formar uma identidade organizacional requer muitos fatores estabelecidos, e os valores geralmente são os últimos da lista. Primeiro, é definido a missão (quem é a empresa e qual o propósito de sua existência), e a visão (o que almeja e quando pretende alcançar).
Os valores são os princípios e “leis” que a empresa seguirá para chegar onde quer. É muito importante que todos os públicos internos (colaboradores) e externos (clientes, fornecedores e parceiros) consigam enxergar os valores organizacionais, através de ações e do comportamento da empresa, pois, isso gera mais credibilidade perante esses públicos diversos.
REFORCE-OS
Para o público interno, conte com a comunicação para internalizar os valores da empresa junto aos colaboradores. Utilize os canais de CI para os reforçar, e liga-los ao que está acontecendo na organização (que tal enfatizar um por semana nos canais?). É importante também, entender o que significa aquele valor para o colaborador. Por exemplo, uma empresa, que tenha como um de seus valores a solidariedade, é necessário saber o que é a solidariedade para eles (faça uma campanha nesse sentido), assim você consegue mapear se estão de fato alinhado aos valores e propósitos da empresa.
Já para o público externo, é possível enfatizar os valores e provar que de fato põe em prática o que está no papel e no discurso dando um significado maior ainda para a existência da empresa. Tente encaixar seus valores em suas ações. Ainda utilizando o valor solidariedade como exemplo, prove que a organização é de fato solidária, promova ações (campanha do agasalho, doação de brinquedos, campanha do alimento, etc) em que as pessoas consigam ver isso como característica da empresa.
É muito importante que esse reforço e incentivo de valores venha também por parte da liderança da empresa. Faça com que os seus valores organizacionais sejam de verdade, vividos e sentidos por todos os públicos.