Você consegue se desconectar do trabalho?


No último domingo (08/01), 67% dos telespectadores do programa Fantástico responderam não para a pergunta: você consegue se desconectar do trabalho? Ficar sem responder emails e mensagens fora do horário de expediente?

O assunto foi colocado em pauta pelos franceses que aprovaram a lei trabalhista, onde os funcionários não têm obrigação de receber e enviar emails/mensagens fora do horário de trabalho.

A Ministra da França Myrian El Khomri – sobrenome que batiza a nova reforma trabalhista, contou ao Fantástico que não se pode acreditar que um funcionário que trabalhe 15 horas por dia terá um trabalho eficaz. Para ela, conciliar a vida pessoal com a vida profissional é essencial.

A nova lei francesa entrou em vigor no dia 1º de janeiro e vale para empresas com pelo menos 50 funcionários e não inclui punições para quem descumprir as normas.

No Brasil, a legislação trabalhista estabelece que a jornada normal de trabalho seja de 8 horas diárias e de 44 horas semanais.

Mas com os avanços tecnológicos, essa realidade está mudando, um estudo realizado pelo Facebook indica que 3,2 bilhões de pessoas estão conectadas à internet no mundo. Ou seja, mesmo fora do trabalho, o colaborador pode acessar sua conta de email e relacionar-se com assuntos da empresa.

E você? Acredita que no Brasil uma lei semelhante pode entrar em vigor? Comente aqui e conte para nós o que achou.


Assista o vídeo e tire suas dúvidas sobre banco de horas e horas extras:

https://www.youtube.com/watch?v=Kc8tgbPBd0A