Palestras motivacionais, café da manhã, brindes em datas comemorativas, feedbacks, eventos ou ações de incentivos, fazem parte que qual setor da empresa? Opção um – comunicação interna. Opção dois – são ações ligadas ao endomarketing ou opção três – as duas áreas são a mesma coisa. Essas ações, são confundidas constantemente por profissionais do mercado corporativo. Mas, saiba que endomarketing e comunicação interna são coisas bem diferentes.

O mestre em estratégia de marketing Antônio Malva, explicou que a semelhança entre as duas áreas é que ambas são feitas para o mesmo público, o interno. “A diferença é que a comunicação interna envolve processos de informação, enquanto o endomarketing trabalha o incentivo e a interação entre colaboradores e empresas, ” apontou Malva. Além disso, os objetivos e práticas são distintas.

Com certeza, você deve conhecer as expressões, “Para vender é preciso acreditar no produto” ou “Eu visto a camisa da empresa”, essa é a ideia central do endomarketing, motivar a equipe de funcionários, de modo que eles se sintam parte integrante da empresa, criando métodos motivacionais ou ações envolvendo familiares, treinamentos, valorizações e atividades do gênero. Com isso, além de trazer um ambiente mais harmonioso, as práticas geram retornos mais rentáveis para a organização.  “O endomarketing nada mais é, que a aplicação do marketing para o público interno, “ explicou a gestora de RH, especialista em administração de marketing e comunicação empresarial, Marianna Barcelos.

Mais que isso, o endormarketing é uma das maneiras mais eficientes de reduzir o turnover – rotatividade de funcionários, essa é a opinião de Antônio Malva.

Um bom exemplo de implantação de endomarketing é a montadora Fiat. A empresa oferece festas de bodas de aniversário de casamento e de debutantes para as filhas de funcionários, como forma de incentivo.

Já a comunicação interna informa aos colaboradores as ações da empresa, como ela funciona, sua missão, visão e valores, lembretes etc. Além de, é claro, integrar equipes e indivíduos produzindo fluxo colaborativo dentro da organização.

Os meios como Mural digital e Tv corporativa são muito usados nessa iniciativa. “A comunicação interna é uma ferramenta de comunicação que, ao contrário do endomarketing somente transmite informações das instituições como novas ações, estratégias, objetivos e metas de trabalho, ” explicou Malva.

 

E continue o papo… Qual a importância da comunicação corporativa digital para o ambiente corporativo? 

Saiba mais sobre essas tecnologias em : Tv corporativa e Mural digital 

 

Você percebeu que treinamento e feedbacks são essenciais para a comunicação interna e endomarketing

clique nos links abaixo e saiba mais sobre o assunto:

Como oferecer um treinamento eficaz

Seu feedback está no ritmo certo?

Tudo o que você precisa saber sobre endomarketing

Conteúdo Relacionado