Você investe nos colaboradores?

Uma equipe capacitada é fundamental para fortalecer a cultura organizacional.

As empresas entenderam qual é a importância de manter os colaboradores em constante aprendizado, e atualmente, o número de corporações que oferecem treinamentos internos e bolsas de estudo, tem aumentado gradativamente, isso, porque esse investimento é uma troca, e traz diversos benefícios ao empregador. Se você investe no colaborador, ele investe na empresa, sentir-se valorizado, aumenta a motivação e o engajamento.

Mas, para um desempenho eficaz da organização, é importante lembrar que essa capacitação não deve ser destinada apenas a liderança e diretoria, é importante que todos os colaboradores tenham a oportunidade de se qualificar, independentemente do cargo que ocupa, incentivando o desenvolvimento e o domínio do trabalho que é executado. Fazendo isso, a empresa aumenta as oportunidades internas e melhora o plano de carreira.

Para ilustrar melhor esse cenário, veja os dados do estudo feito pela Panorama de Treinamento no Brasil:

Em 2019, os números melhoraram ainda mais, e alcançaram o equilíbrio absoluto, sendo 50% para colaboradores e 50% para lideranças, o que nos mostra que as empresas, principalmente a indústria, tem se preocupado em capacitar mais a sua mão de obra, investindo nas habilidades técnicas desse grupo.

Além dos benefícios já citados, uma empresa que possui essa cultura de valorização dos colaboradores, diminui a rotatividade e retêm os talentos, o que é ótimo para fortalecer a imagem da empresa e reduzir os custos com recrutamento e treinamento de novos funcionários. O colaborador que se sente seguro e satisfeito, se mantém atualizado, executa seu trabalho com maior entusiasmo e raramente procura outras oportunidades, minimizando significativamente o turnover.

Com uma equipe forte e unida, qualquer desafio e novidade, será encarado com muita positividade, e a inovação torna-se pauta diária entre os times, afinal, o surgimento de ideias está ligado ao quanto o colaborador está engajado e comprometido com os objetivos da empresa.

Ter uma cultura organizacional sólida e forte, é fruto de como a empresa é vista por seus parceiros e colaboradores, e é por isso que valorizar as pessoas que estão dentro da organização, é tão importante.

Um investimento como esse, alinhado a uma boa comunicação interna, tem o poder de transformar uma empresa. Então, lembre-se de sempre usar os canais de CI, como TV ou aplicativo, para incentivar, estimular o interesse e mostrar aos colaboradores o quão benéfico é participar e usufruir desses benefícios. Uma dica legal, é mostrar os cases de sucesso com os próprios funcionários.