Ter um diagnóstico da CI tornará sua vida muito mais fácil!
Se a área de Comunicação Interna da sua empresa é recém-implantada ou passa por aquele momento de revisão de investimentos e ações ela não pode ficar sem PESQUISA. Para entender o cenário atual e desenvolver um planejamento para a área que seja assertivo, a pesquisa é indispensável, seja inclusa na pesquisa de clima geral da empresa, ou individualmente, o importante é fazê-la. E é preciso uma dose de coragem, porque questionar os colaboradores sobre um setor nem sempre trará apenas informações positivas, por isso, o amadurecimento da área será crucial nesse momento para aceitar as críticas e encarar os desafios.
Pesquisas voltadas para CI são importantes para captar percepções e mensurar a satisfação ou insatisfação sobre determinado assunto e/ou produto (canais e ferramentas), por isso são relevantes e facilitam o trabalho da área de Comunicação Interna, que com os resultados em mãos podem definir mais facilmente que rumo tomar e quais são as melhorias necessárias. Por que caminhar sem direção se você pode ter uma bússola que te indica o melhor caminho para seguir?
O poder da pesquisa para Comunicação Interna
1.Participação de todos os níveis hierárquicos
É importante que a pesquisa tenha respondentes desde a área operacional até as lideranças para se ter uma visão abrangente do cenário da comunicação da empresa, alcançando a opinião de diferentes perfis (assuntos de interesse é uma questão básica que deve ser abordada).
2. Análise de resultados
Muitas pesquisas perdem o sentido quando os resultados são engavetados, ou seja, a área elabora uma ótima pesquisa, capta as informações necessárias para desenvolver o planejamento, mas não trabalha e analisa esses resultados. Pesquisas devem apontar problemas e soluções também.
3. Plano de ação
Já com os resultados é importante reunir os gestores ou até mesmo toda a equipe de CI para apresentar os pontos fracos e fortes da pesquisa e debater o que pode ser melhorado (que são os pontos positivos) e o que obrigatoriamente tem que ser trabalhado (pontos negativos). Vale lembrar que o plano de ação deve ser desenvolvido com foco nos objetivos da organização que por sinal devem estar atrelados aos da CI, pois, a Comunicação Interna interfere diretamente no resultado do negócio.