Como fidelizar os clientes?

Saiba a importância de conquistar a confiança dos seus clientes.

Uma das maiores fontes de retorno para as empresas e marcas são os clientes recorrentes, sim, aqueles que sempre voltam, compram com você novamente e ainda divulgam seus produtos/serviços para outras pessoas. Isso porque investir em novos clientes exige budget e bastante trabalho, mas, conquistar ainda mais aquele que já é fiel a sua loja, é muito mais fácil e garante crescimento nas vendas.

Para isso, é importante manter-se presente na vida desse consumidor, compreendendo suas necessidades e desejos, e tentando superar suas expectativas sempre que possível. Essa é a melhor forma de fidelizá-los, pois essas ações dão ao cliente o que ele quer: Ser reconhecido por você.

Pensar à frente do consumidor e oferecer o que ele precisa é um desafio. Veja algumas dicas que podem te ajudar a melhorar o relacionamento entre sua empresa e o cliente.

 

BUSQUE INFORMAÇÕES SOBRE ELE:

Hoje, com os CRM’s, inteligências artificiais (que podem ser um complemento para sua vitrine digital, no caso de lojas, por exemplo) e outros serviços e programas é muito mais prático obter informações sobre seus clientes, principalmente aquelas informações que vão além de idade, sexo, cidade e data de nascimento, ter apenas esses dados, é muito raso e para fidelizar é necessário conhecer de perto, seus gostos, hábitos, influências, tudo que possa melhorar e aproximar a sua relação com eles.

 

PERSONALIZE SEU ATENDIMENTO:

Ter um excelente atendimento é uma pauta recorrente no mercado, e isso deve ser oferecido a todos, independentemente de efetuarem compra ou não. Mas, quando falamos de um cliente, é necessário se esforçar um pouco mais, e oferecer algo além, como por exemplo um canal de atendimento exclusivo, maior rapidez na resoluções de problemas, auto atendimento diferenciado…

 

OFEREÇA DIFERENTES SERVIÇOS/PRODUTOS:

Trazer mais do mesmo para os clientes pode ser um “tiro no pé”, mudar é necessário sempre, por isso, mostre que ao ser seu cliente, ele tem acesso a alguns serviços/produtos ou bônus exclusivos, que podem variar de acordo com a recorrência ou histórico de compra.

 

MOSTRE AS VANTAGENS:

Além de um atendimento exclusivo, produtos e serviços diferenciados, o que mais esse cliente pode obter? Aqui, o desafio é apresentar e convencer o cliente de que as vantagens e benefícios valem a pena para ele. Um programa de fidelidade em níveis, que oferece descontos, promoções e prêmios com frequência é uma ótima forma de atrair e quanto mais exclusivo, mas importante o seu cliente vai se sentir.

Parece complexo, não é? Mas fique tranquilo, indique esse texto ao seu time de vendas e marketing, eles te ajudarão a ter ainda mais ideias. Ah, lembre-se que todos os dados devem ser utilizados com responsabilidade e ética, para que assim, não cause o efeito contrário. Boas vendas e bora fidelizar os clientes.