Como manter a motivação dos times?

Atualmente, um dos grandes desafios para as empresas, tem sido manter a positividade e a motivação dos colaboradores, afinal, passamos por um momento turbulento, onde muitas mudanças repentinas fizeram com que todos tivessem um tempo mínimo para se adaptar ao novo modelo de trabalho, como o home office, férias repentinas e afastamentos.

É claro que a motivação e a positividade são fatores que interferem diretamente no comportamento dos funcionários, podendo afetar o seu desempenho e consequentemente o sucesso do negócio, portanto, nesse post, falaremos sobre as iniciativas e ideias que podem contribuir para um melhor cenário entre empresa e funcionário. Confira.

manter a transparênciaUma empresa que não é transparente, cria um clima negativo e de desconfiança entre todos. A transparência demonstra aos colaboradores que a organização é mais do que apenas empregadora, é parceira e está preocupada em ser verdadeira com seus funcionários, independente do panorama atual. Mostrar resultados, sejam eles positivos ou negativos, faz com que os times possam acompanhar o seu desempenho e tomar decisões mais certeiras, além de despertar o trabalho em equipe.

 

dar voz ao colaboradorO mundo corporativo tem dado cada vez mais chances aos colaboradores, principalmente de expor suas opiniões, e isso é importantíssimo para manter o engajamento. Ao perceber que sua opinião pode influenciar nas tomadas de decisões, o funcionário terá cada vez mais sentimento de pertencimento e orgulho. Clique aqui para ver o que falamos sobre o employee voice, e como essa prática tem trago diversos benefícios para as empresas.

 

ter uma comunicação corporativa eficiente

Esse é o momento ideal para investir na comunicação interna, ter uma CI eficiente contribui para times alinhados e aumenta o desempenho em geral. O segredo, é ter uma comunicação corporativa que cultive os valores e a empatia pelos colaboradores, juntamente com pequenas ações de endomarketing que proporcionam ao colaborador o sentimento de valorização e bem-estar.

 

trabalhar a responsabilidade socialManter o espírito de solidariedade mostra uma empresa que busca contribuir com a preservação de um mundo melhor, e isso agrega muito para a imagem das corporações. Uma organização que está sempre pensando em ações sociais tem grande impacto na vida de todos e não só dos colaboradores, que verão ainda mais sentido nos valores da empresa.

 

fortalecer a cultura organizacional motivaçãoTrabalhar seus valores através de hábitos e costumes periodicamente através de canais de comunicação e ações é uma forma muito eficaz de fortalecer e manter a cultura da sua empresa sempre viva e presente no dia a dia dos colaboradores. É muito importante que a liderança faça parte dessa estratégia, são eles que levarão com clareza a mensagem da organização.

Para passarmos por essa fase com um time forte e unido, precisamos manter e até adicionar algumas práticas no dia a dia da empresa, mesmo que a distância. Trabalhar a motivação do colaborador é diário e merece atenção sempre, principalmente em momentos de crise.