A importância da comunicação corporativa durante a pandemia

Qual tem sido o papel da área de comunicação da sua empresa durante a pandemia? Confira como tem sido na TIM Brasil e no Grupo Assaí Atacadista.

Para conter o contágio do coronavírus e priorizar a saúde das pessoas foi necessária uma adaptação de rotina global e com essa mobilização, que aconteceu em curto prazo e inesperadamente, vieram outras preocupações, como a economia e a saúde psicológica das pessoas.

Muitas organizações adotaram o home office como medida de prevenção ao vírus, outras por outro lado, não conseguiram oferecer esta alternativa para todos, como as do segmento industrial, que tiveram que manter parte do time trabalhando presencialmente para que o negócio não parasse. O fato é que as coisas mudaram independentemente do local de trabalho das pessoas e a atuação da área de comunicação corporativa se fez ainda mais necessária.

O momento é desafiador para a relação empresa x colaborador e é uma oportunidade para a comunicação interna comprovar o seu valor, sendo peça chave para a volta por cima neste momento de crise: “Antes de você divulgar, vender um produto ou serviço para seus clientes, sociedade, fornecedores e parceiros, você precisa ter quem realmente faz acontecer informado, engajado e sendo reconhecido como seu maior bem. Cada vez mais, a CI está se fortalecendo nas pautas estratégicas, dando direcionamentos também porque é quem mais conhece a melhor forma de engajar, informar e valorizar os colaboradores. Nessa pandemia, sem comunicação, muitas empresas não sobreviveriam”, comentou Cibelle Silva, Gerente de Comunicação Interna, Engajamento e Employer Branding no Assaí Atacadista, que hoje tem 45 mil colaboradores, distribuídos entre lojas, CDs e escritórios.

Lá no Assaí, por ser um segmento essencial, a operação funcionou normalmente e a pandemia serviu para reforçar o trabalho estratégico que a comunicação já fazia e que traz reconhecimento dos times e liderança. Cibelle comentou que o foco deles foi cuidar das pessoas, com uma responsabilidade ainda maior, por lidar com colaboradores que estavam na linha de frente: “Criamos uma campanha interna guarda-chuva específica, chamada Cuidando de Um, Cuidamos de Todos, com foco em proteção, cuidado, capacitação, integração, saúde mental, valorização do colaborador e sua família, a qual foi adotada fortemente pelos nossos colaboradores que entenderam que faziam parte de uma empresa que tem não só nas paredes o valor Cuidado com a Nossa Gente e que exerce sempre, seja antes, durante ou depois de uma pandemia”, explicou a gerente.

A gigante TIM Brasil, em entrevista para o nosso blog, comentou que mesmo com um comitê de crise, não esperava uma pandemia como essa, mas que têm conseguido enfrentar bem os momentos mais tensos e aos poucos estão retomando e adaptando algumas ações que já estavam previstas, tanto para colaboradores, quanto para clientes: “Na comunicação interna, uma das principais medidas foi a criação de um veículo semanal, o #TBT, que concentrava todas as orientações e medidas divulgadas no período, além de dicas de bem-estar em tempos de isolamento social, com conteúdos recorrentes e ações diferenciadas, como lives com a equipe de medicina do trabalho, aulas de mindfulness e saúde mental e encontros on-line sobre nutrição, exercícios físicos e outros temas”, explica Carolina Paiva, Gerente Executiva de Comunicação Interna e Marca Empregadora da TIM Brasil.

Desde o final de março, aproximadamente 08 mil colaboradores da TIM Brasil (de um total de 10 mil), estão trabalhando home office e a empresa manteve uma comunicação contínua com esse grupo: A comunicação tem um valor importante na TIM e a nossa atuação ficou ainda mais evidente no cenário de pandemia. Desde os primeiros sinais de que o coronavírus chegaria ao Brasil, buscamos atuar com transparência e agilidade, passando informações importantes de prevenção para os colaboradores e os informando dos passos da companhia nesse percurso”, complementou Carolina.

Viu, só?! Independentemente do segmento, toda empresa precisa contar com uma comunicação eficiente para obter melhores resultados para o negócio, principalmente em tempos de crise.

Sua empresa pode utilizar canais digitais, como o Worksphere, para potencializar a comunicação com os colaboradores, principalmente com os que estão trabalhando à distância.

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