Dia Mundial da Gentileza

Gentileza gera gentileza e colaboradores mais motivados. Veja como comemorar:

Boas ações devem ser feitas todos os dias, não é? No entanto, 13 de novembro, Dia Mundial da Gentileza, é o momento ideal para a realização de atividades especiais, que nos lembrem da importância dessas práticas no nosso dia a dia, inclusive no ambiente de trabalho.

Pequenas atitudes podem fazer a diferença na relação entre os colaboradores da empresa, melhorando o clima corporativo e a convivência, o que consequentemente irá motivá-los. Veja alguns exemplos:

 

  • Elogiar o trabalho de alguém: Estamos cada vez mais acelerados e essa sensação, muitas vezes, nos faz esquecer de coisas simples como elogiar e reconhecer o esforço de alguém. Aqui na B2, nós temos o Programa de Reconhecimento, onde por meio de uma votação diária e anônima, cada um dos colaboradores pode reconhecer o trabalho ou atitude de alguém. Através de reuniões semanais, todas as equipes possuem alguns minutinhos para falarem sobre o que estão desenvolvendo, o que permite e incentiva que nós não votemos somente em pessoas do nosso próprio time.

 

 

  • Ser empático: Compreender os colegas de trabalho é o primeiro passo para criar e manter uma relação saudável por isso, antes de qualquer julgamento, tente entender as situações, as mudanças de humor, faltas… Ter realmente um outro olhar diante dos momentos/falas negativas de alguém.

 

  • Oferecer ajuda ou favores: Muitas vezes, por mais sobrecarregado que um colaborador esteja, pedir ajuda pode parecer uma demonstração de “fraqueza”, diante disso ao notar alguma necessidade, que tal oferecer uma “mãozinha”? Ou até mesmo um café, uma água…Isso pode tornar o dia dessa pessoa muito melhor! Só tenha cuidado fique atento para não “abraçar” demandas que ultrapassem seus limites.

 

 

  • Cumprimentar todos os dias: A diferença que um bom dia/tarde e noite pode fazer, é imensa. Chegar no local e não falar nada, pode criar um clima estranho de imediato, portanto procure cumprimentar a todos diariamente. Ao fazer uma gentileza, naturalmente o colaborador é incentivado a repetir esse comportamento e assim geramos uma “corrente do bem” na empresa.

 

Confira algumas ações para fazer no dia 13 de novembro e em todos os outros dias:

 

  • Docinho anônimo: Fazer uma gentileza e ver a carinha feliz de alguém não tem preço! Prepare uma ação entre os colaboradores, onde eles devem se presentear com seus docinhos preferidos, mas sem se revelar, apenas deixar o mimo na mesa do colega, de preferência acompanhado de um recadinho bem bonito, claro.

 

  • Ranking da gentileza: Utilize seus canais de comunicação interna (como TV ou APP) e monte um ranking com os colaboradores mais gentis de cada equipe do mês, semestre, ano… Você pode preencher esse ranking através de uma votação entre os times para descobrir quem são esses funcionários.

  • Correio da motivação: Que tal criar uma troca de feedbacks e mensagens positivas entre os colaboradores? Pode ser nominal ou anônimo, a ideia é elogiar como citado no tópico acima. Também usando os seus canais comunicacionais, você pode compartilhar essas respostas de uma maneira bem criativa, por exemplo: obtendo um APP/intranet, crie uma pesquisa onde os colaboradores possam responder a maior qualidade de cada um, e depois poste os resultados em um layout bem bonito onde todos possam ver as respostas.

 

  • Checklist da Gentileza: No dia 13, espalhe cartilhas da gentileza e bombons nas mesas dos funcionários, onde o tema seria “Eu já fui gentil hoje?”, e nela existirão alguns tópicos que ajudarão os colaboradores a lembrarem de terem boas ações diariamente. Exemplo: Eu já elogiei alguém hoje?; Eu já pedi desculpas por um erro meu hoje?. A ideia é que essa lista promova uma reflexão e se estenda até mesmo para fora da empresa, virando assim um comportamento rotineiro de todos e em qualquer lugar.



Aproveite o Dia Mundial da Gentileza para colocar algumas das ideias em prática e mantê-las frequentes sempre, para o bem-estar de todos. Ah, e não vamos esquecer do básico, hein:

 

  • Olhe para a pessoa enquanto fala, não mexa no celular;
  • Ouça – e preste atenção – ao que as pessoas têm a dizer;
  • Agradeça por pequenos gestos;
  • Ensine sempre mostrando em que o outro pode melhorar;
  • Use as palavras mágicas com frequência: Com licença, por favor e obrigado.
 

Confira o vídeo de uma campanha no Dia Mundial da Gentileza e inspire-se para surpreender os colaboradores aí na sua empresa.