Diferenciais da liderança em tempos de crise

Diante de um cenário instável, nossos clientes, parceiros e colaboradores podem se sentir abalados pelas incertezas, e nesse momento é muito importante ter pessoas que liderem e assumam a situação, para ajudar e esclarecer dúvidas durante as tomadas de decisões da organização.

Ter uma postura firme e empática é indispensável em uma liderança responsável, que entenda que as medidas adotadas devem ser favoráveis a todos os envolvidos. Quando um líder se mostra humano e com capacidade de superar desafios, ele conquista ainda mais confiança e tranquilidade, estimulando as pessoas ao seu redor a lidarem melhor com os ocorridos e unir forças.

Algumas qualidades e competências precisam ser exigidas para que um verdadeiro líder possa se diferenciar, elas são: Maturidade, transparência, coerência e criatividade. Saiba mais o porquê disso.

Maturidade:

Quando falamos de uma liderança madura, nos referimos aos líderes que além de suas competências acadêmicas e gerenciais, também alcançou uma capacidade de visualizar e encarar situações de formas a serem flexíveis e resilientes. É claro que a maturidade é um processo contínuo, mas é muito importante que esse líder saiba reconhecer em qual momento se encontra e se está apto para lidar com certas ocorrências.

Transparência:

Em um de nossos artigos, comentamos sobre a importância de uma empresa transparente e o efeito que ela pode causar entre os colaboradores, mas e os líderes? Esses também devem ser transparentes, afinal, eles carregam muito da mensagem e da cultura que a empresa quer passar, sem dúvidas, ter uma diretoria e liderança que agem de acordo é a melhor forma de manter o clima organizacional. Ser sincero, ético, agir de modo justo e não esconder informações de seu time são atitudes de um líder transparente e confiante, que sabe que seus comportamentos refletem de imediato na performance dos colaboradores.

Coerência:

Hoje, os profissionais do mercado estão cada vez mais exigentes e atentos as atitudes das pessoas que os lideram, por isso estar atento ao seu discurso e ações é muito importante para manter a credibilidade.

Criatividade:

Mudanças constantes exigem que um líder seja criativo, pois isso está ligado diretamente a novas ideias, resolução de problemas e estratégias. Essa habilidade é muito relevante e faz toda diferença na era que estamos, onde todas as pessoas estão conectadas e recebendo informações a todo momento.

Ter os diferenciais certo no seu time de liderança e uma comunicação interna eficiente são as maiores ferramenta que a sua empresa tem para passar por essa crise com menos danos possíveis. Entenda que o importante é manter os colaboradores seguros e confiantes perante a situação, por isso o líder deve estar presente e ser o espelho que os funcionários precisam.