Dicionário Corporativo: Downsizing

Será que é hora de apostar no downsizing?

Algumas mudanças são necessárias…

Downsizing em português significa achatamento ou diminuir dimensões. No mundo corporativo, o termo refere-se à uma estratégia empresarial que tem como objetivo eliminar o que é desnecessário na organização, seja processos ou cargos, por isso, o assunto gera um pouco de desconforto nas empresas onde é implantado, por ter a possibilidade de envolver demissão de colaborador, redução de custos e na estrutura organizacional.

O downsizing era a alternativa de muitas empresas em situação de crise, mas, atualmente já tem sido adotado como prevenção para isso. É importante reforçar que decisões como essa podem afetar a motivação das equipes, portanto, tenha cautela e lembre-se que transparência é estratégia e que seguir a cultura e os valores da empresa nessa hora é primordial.

Durante esse processo muitas empresas optam por contratar um serviço de consultoria, para que as transições ocorram com o mínimo possível de impacto negativo (principalmente com relação a gestão de pessoas). Se sua organização sente-se insegura para realizar mudanças significativas, isso pode ajudar.