• 13/04/2018
  • Communication, HR

5 dicas para uma campanha de endomarketing de sucesso

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Paixão pelas pessoas! Essa é sem dúvida a base de qualquer campanha de endomarketing de sucesso.

O profissional de endomarketing precisa sempre ter em mente o que vai gerar resultados focados nas pessoas. Parece redundante falar isso? Mas, não é. Se você não conhece a fundo as pessoas que irão receber a sua campanha, você corre o sério risco de se tornar monótono e não engajar verdadeiramente os funcionários.

Seja uma campanha de uso racional de energia, ou de boas-vindas ao novo colaborador, ou mesmo ações em datas comemorativas, sempre se coloque no lugar de quem vai receber a ação e de como você gostaria de ser impactado por ela. Se for possível dar uma receita especial para uma campanha arrebatadora, e se ela puder ser traduzida numa fórmula, talvez ela seja assim: paixão+ pessoas = sucesso.

A Jornalista e colaboradora do Ideias de Endomarketing, Noelly Silveira, compartilhou conosco 5 dicas de como planejar suas campanhas e executá-las da melhor forma. Está disposto a se apaixonar pelas pessoas? Confira:

 

 1. PLANEJE PELO MENOS DUAS AÇÕES PARA CADA CAMPANHA

 

endomarketingÉ pedir demais? Se você for uma pessoa prevenida e pé no chão, sabe que existe a campanha dos sonhos e aquela que terá mais chance de emplacar, talvez pela falta de verba, ou mesmo de um feedback positivo. Daqui pegamos o gancho para a segunda dica.

 

 

2. PESQUISE DISCRETAMENTE SE A SUA IDEIA SERÁ BEM RECEBIDA

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Muitas vezes o nosso sonho pode ir de encontro ao que os funcionários esperam. Não custa sondar se os seus planos estão indo pelo caminho certo. Afinal você tem plano A e plano B, não é mesmo?

 

 

3. SEJA O MAIS CRIATIVO POSSÍVEL. SURPREENDA!

 

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Endomarketing sem criatividade é como um sorvete sem aquela calda maravilhosa. Não adianta planejamento ou sondagem, se ao final você não surpreender as pessoas. Isso é o que fará com que o seu trabalho caminhe para uma série de campanhas de sucesso. É uma responsabilidade grande, pois tocar as pessoas através de uma ação exige sensibilidade e muita criatividade. Busque uma fonte de conhecimento sobre o assunto que deseja almejar e analise onde você pode ir além. Sempre há algo que pode ser aprimorado!

 

4. ENVOLVA OS GESTORES

 

endomarketingNão tem como fugir dessa interação. Campanha que não conta com a presença dos líderes, dificilmente vai gerar bons resultados. Pois não podemos esquecer que a alma de uma empresa provém da boa relação dos funcionários com os seus líderes. Uma relação fria e baseada apenas em geração de lucro, certamente não será duradoura, nem tampouco trará sucesso para os envolvidos. Por isso não perca a chance de ser o elo entre os líderes e os funcionários. Fugir da rotina através das ações de endomarketing dará uma oxigenada geral no ambiente de trabalho. Pode acreditar!

 

5. ATIVE A MEMÓRIA AFETIVA DAS PESSOAS

endomarketingPor fim, além da paixão que deve sempre aquecer as suas campanhas, não se esqueça de colocar em todas elas, sem exceção, gatilhos emocionais. Você já deve fazer isso, mesmo que inconscientemente, pois se você é um profissional que trabalha com paixão, sempre vai querer tocar a fundo as pessoas. Essa seria, digamos a cereja naquela receita, lembra? Toda e qualquer campanha precisa ativar a memória afetiva de quem vai recebê-la. Lembra que citamos como exemplo uma ação do uso racional de energia? Te desafio a pensar como você poderia ativar a memória afetiva de alguém através de um assunto tão corriqueiro. Observe!

“ DESLIGUE AS LUZES AO SAIR! ECONOMIZE ” – Coloco essa primeira frase como exemplo, pois é possível que você já tenha visto muitas empresas se comunicarem assim. Se colocarem essa missão nas mãos de um profissional de endomarketing, certamente ele utilizará outras ferramentas para sensibilizar as pessoas. Talvez umas plaquinhas alegres com frases como estas:

 

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Deu risada? O bom humor não deixa de ser uma ferramenta poderosa. Trabalhe com amor, toque as pessoas, engaje os líderes, planeje-se e SUCESSO!

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