• 21/09/2016
  • Communication, HR

O que são redes sociais corporativas?

Conheça as vantagens das redes sociais corporativas e  as ferramentas para implantar na sua empresa

Diferente das redes sociais comuns, as redes sociais corporativas são plataformas online que reúnem profissionais de uma empresa com a intenção de unir, engajar e fazer com que uma equipe interaja naquele espaço corporativo.

“A rede corporativa é totalmente voltada para o desenvolvimento e promoção da corporação, ou seja, busca a interação entre os colaboradores e a empresa, porém, em prol de um maior engajamento dessa equipe com as questões da companhia”, conta Marcelo Montone especialista em Marketing.

A rede social corporativa se torna uma ferramenta de trabalho. Ela integra e incentiva os colaboradores e os steakholders da empresa em uma única plataforma, o que beneficia o diálogo entre todas as áreas das empresas. Ela tem o poder de emitir informação em tempo real e pode ser usada para medir impactos e resultados de ações que são feitas pelos setores da companhia.

Por falar em redes sociais, você sabia que há diferença entre redes sociais e mídias sociais? Podemos chamar de mídias sociais plataformas como Facebook, whatssap, Twitter e o Linkedin. O conceito de redes sociais é a reunião de pessoas no meio virtual.

As redes sociais corporativas surgiram com os avanços tecnológicos e está revolucionando a forma com que as empresas se comunicam com seus funcionários. Porém, algumas empresas ainda não aderiram as plataformas corporativas, isso porque, o termo rede social é entendido por gestões tradicionais como um meio de interação e distrações entre pessoas. Algumas empresas chegam a bloquear plataformas como Facebook, por não entender que também pode ser usado como um meio de comunicação no ambiente de trabalho.

“A rede social corporativa possibilita a conexão dos públicos envolvidos no negócio. Além disso, a rede pode ser colaborativa com foco na integração dos funcionários, pode proporcionar mais agilidade em assuntos e informações que demandam prioridade e descentraliza trabalhos que podem ser gerenciados por rede.  Tudo isso gera troca de experiências e é possível detectar pontos positivos e negativos dentro da empresa, tudo para melhorar”, declara Norberto Chadad, CEO da FIT RH Consulting.

A plataforma corporativa também contribui para reter talentos de uma corporação, essa ferramenta facilita o trabalho do RH quando há necessidade de encontrar funcionários que tenham uma habilidade especifica. “Existem pesquisas que mostram que o melhor canal para trazer um novo talento para o ambiente da empresa é o próprio colaborador. Então se esse tipo de ferramenta for utilizada internamente, para cadastro de currículos, ou como uma plataforma de indicações de outros profissionais, o RH terá um banco de talentos considerável e muito mais alinhado às expectativas da empresa, podendo, inclusive, trabalhar de forma paralela a portais de recolocação”, enfatiza Marcelo Montone.

O especialista também esclarece que o primeiro sinal de que a empresa precisa se modernizar, é o fato de não conseguir conciliar todo o trabalho, sem prejudicar nenhuma parte do processo. Nesse caso, é preciso avaliar o que, realmente será eficaz para a companhia, já que, a partir de uma plataforma básica de compartilhamento de dados e integração entre pessoas, é possível acrescentar ferramentas específicas para cada segmento, que, de fato, atendam às necessidades e otimizem o processo interno de cada empresa.

“É importante ressaltar que todos os departamentos devem estar preparados para o uso dessa ferramenta.  Ela também tem pontos negativos, como por exemplo, tirar a concentração dos funcionários ou se tornar uma fonte de “vazamento de informações”. A empresa deve estar muito ciente dos impactos positivos e negativos dessa implementação”, esclarece Norberto Chadad.

Conheça plataformas de Rede Social Corporativa

Ning.com: Ferramenta global que possui traduções para vários idiomas. Oferece 30 dias de avaliação e planos que variam de R$ 9 a R$ 99 mensais.

SuaRede: Primeiro serviço brasileiro de redes sociais privadas. Oferece 30 dias de avaliação grátis e um único plano completo por R$ 99 mensais. Possui funcionalidades específicas para empresas e afins.

Yammer.com: Em inglês, sem tradução para o português. Foca somente em redes sociais para empresas, mas oferece um plano grátis com muitas limitações.

Lotus Connections: Ferramenta da IBM customizável para cada necessidade.

Entrevistados

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Norberto Chadad é Engenheiro Metalurgista pela Universidade Mackenzie, Mestre em Alumínio pela Escola Politécnica, Economista pela FGV, CEO da Thomas Case & Associados e Fit RH Consulting, e tem “Paixão por Pessoas”.

 

 

 

 

 

 


marcelo mantone

 

Marcelo Montone é formado pela PUC, com especialização em Marketing pela ESPM e Miami AD School, Marcelo Montone vem há 18 anos pesquisando e se especializando inteiramente em internet e agências digitais. O especialista já atuou em cases de sucesso e atendeu contas importantes como a da Prefeitura de São Paulo, da marca esportiva Penalty, do banco Itaú, da MIP Brasil Farma, da rede Café do Ponto, da marca esportiva Asics e da construtora Tenda. Com pesquisas e técnicas inovadoras, Motone se mostra cada vez mais como um respiro de inovação dentro do mercado de marketing brasileiro.


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