• 05/03/2020
  • Comunicação Interna, Corporativo, Endomarketing

Plano de CI: Engaje os colaboradores em todas as fases do ano

engaje os colaboradores

Visando não perder o time de nenhuma data comemorativa, a área de CI costuma organizar um calendário cheio de ações e ideias e isso é essencial para manter os canais de comunicação sempre atualizados. Pensando nisso, no final desse post, tem um mini calendário com datas e ações especiais.

Mas, além das datas festivas, o que sua empresa tem feito? Afinal, ações de endomarketing e CI devem estar de acordo com o propósito e objetivo da empresa, por isso o ideal é ter outras atividades inclusas no planejamento.

Veja algumas ideias que podem ser feitas durante o ano:

 

valores

Valores da empresa:

Ações relacionadas aos valores são importantes para manter sempre na memória do colaborador o que a empresa preza e isso é ótimo para a cultura organizacional. Opte por atividades que envolvam interação ou utilize os canais de comunicação para divulgar, mas, com muita criatividade, claro.

 

solidariedade

Solidariedade e conscientização:

Ter parcerias com instituições ou ONGs é um jeito de estimular a cidadania e a consciência social de todos os colaboradores. Organize para que ações como essa tenham uma periodicidade em todos os meses do ano e não apenas nos comemorativos como por exemplo na famosa Campanha do Agasalho.

 

saude e bem estar

Ações de saúde e bem-estar:

Sempre que possível, relembre aos colaboradores a importância desses cuidados. Use os canais internos para falar sobre qualidade de vida, separe 30 minutos para uma ginástica rápida, ou que tal uma degustação de pratos saudáveis?

 

palestras

Visitas especiais:

Nessa dica, você pode variar o tema e escolher o que mais está de acordo com o público da empresa. Trazer pessoas diferentes para compartilhar experiências (de carreira, saúde, etc) é um estímulo para os colaboradores e incentiva-os ainda mais a participarem de ações como essas.

 

Viu? Essas são apenas algumas sugestões, mas você deve sempre usar a criatividade e buscar referências para surpreender os colaboradores. Por isso, convidamos a Marcelle Farias, Analista de Comunicação da Confitec (empresa especialista na área de seguros) para falar sobre as ações que rolam lá.

Criar um ambiente de qualidade, manter a equipe motivada e valorizar os nossos funcionários é o que nos leva a realizar essas campanhas. O espirito de integração e celebração já nasceu com a Confitec.

A Marcelle afirma que as ações são muito bem recebidas pelos colaboradores:

Alguns vem falar comigo para elogiar, agradecer, fazer sugestões para outros eventos e ações, além das postagens nas redes sociais, mencionando e parabenizando a empresa, essa é uma ótima forma de mensurar. As pessoas gostam desse tipo de atividade, pois é um momento divertido no meio de um dia de trabalho que as vezes é exaustivo mentalmente.

A Confitec, até possui suas ações favoritas, como as que os colaboradores mais gostaram, o Dia Mundial da Gentileza é um exemplo, eles incentivaram a troca de mensagens gentis e a distribuição de água de coco para dar início ao verão.

Teve uma ação em particular que foi muito surpreendente para os pais da Confitec. Entramos em contato com as esposas, filhos e pedimos um vídeo. Na comemoração do dia dos pais, eles foram surpreendidos com seus filhos falando o que achavam que eles faziam no trabalho. Foi muito emocionante!

Confira algumas fotos das ações da Confitec que citamos acima:

engaje os colaboradores confitec

Agora, na hora de montar o seu planejamento, lembre-se que é muito importante ter variedade de ações ao longo do ano, para surpreender e motivar sempre os times! Mas, não exagere na dose, filtre o que faz mais sentido para a empresa.

Ah, não esqueça de fazer o download do nosso calendário especial.

Continue lendo

Ver mais

Entre em contato com nossos especialistas 

Imagem
Quero uma demo!