Escuta ativa nas empresas: Saiba mais

Entenda os benefícios e como implantar na sua empresa

 

A sua empresa se coloca à disposição para escutar seus clientes e colaboradores? Isso na prática chamamos de escuta ativa.

Se você precisa melhorar o relacionamento com seu público (interno e externo) é dela que você está precisando.

 

É simplesmente escutar atentamente a mensagem que o interlocutor está passando, buscando interpretar e assimilar as informações de forma eficiente, demonstrando interesse pelo assunto, com disposição para compreender e sem julgamentos. Feedbacks, interações e tirar dúvidas fazem parte da escuta ativa.

 


  • Tire um tempo para escutar a pessoa atentamente sem distrações: marque uma reunião se necessário, em um ambiente tranquilo que não tenha interrupções e atente-se no que está sendo dito.

 

  • A linguagem não-verbal é uma das formas mais usadas de comunicação, então no momento que o interlocutor estiver comentando sobre um assunto é necessário se atentar a linguagem corporal também.

 

  • Não foque só no que foi bom: crítica construtiva é sempre bem-vinda, principalmente se pode ajudar no desenvolvimento, então ouça o feedback e tente compreender os pontos de melhoria e como resolvê-los.

 

  • Tenha empatia para entender o momento: é necessário manter o foco para compreender tudo que está sendo dito sem tirar conclusões precipitadas. Para o interlocutor o momento pode ser um momento muito difícil, então tente ao máximo se colocar no lugar de quem está te passando as informações.

 

  • Não dê sua opinião até que a pessoa termine de falar: escute tudo até o fim, e depois ofereça seu feedback, mostre que você ouviu e compreendeu tudo que foi dito e se necessário faça perguntas.

 

Treine a liderança: Faça um treinamento, inicialmente para a liderança apenas, sobre escuta ativa e reforce a importância dos líderes praticarem isso com seus times. Mostre que eles só têm a ganhar e a empresa também.

 

Utilize canais de CI: Investir em canais que possibilitem o diálogo com os colaboradores, como o Worksphere por exemplo, que sua empresa pode criar uma ouvidoria (com possibilidade de envio de mensagens anônimas), fórum para discussões, etc.

 

Invista em pesquisas: Incentive a realização de pesquisas (de clima ou específicas), focus group e demais questionários que possibilitem ouvir as pessoas.

 

  •  Melhor comunicação entre colaborador e empresa;  
  • Melhora o clima organizacional;
  • Aumenta a confiança;
  • Melhora o trabalho em equipe;
  • Otimiza processos;
  • Pode trazer inovação para a empresa (através das práticas que falamos acima, sua empresa consegue captar opiniões e ideias dos colaboradores)

 

O dialogo pode ser a chave para grandes mudanças nas empresas. Não deixe de implantar a escuta ativa e veja a diferença do dia a dia do trabalho.