Home office e bem-estar: é possível aliar os dois?

Como se manter equilibrado quando o lugar reservado para relaxar se transforma em escritório, sala de reunião, colégio das crianças e faculdade? Só de pensar na rotina frenética que invadiu a casa de muitos profissionais em tempos pandêmicos já nos sentimos cansados, não é mesmo? Afinal, aliar todos esses compromissos às tarefas domésticas e ao convívio familiar é de fato desafiador.

Mas será possível tornar a vida em home office agradável?

Sem dúvidas, é o que revelam duas pesquisas feitas em 2019. A primeira, realizada nos Estados Unidos pela Owl Labs, 71% dos entrevistados declararam  estar felizes e satisfeitos com o modelo remoto. Já a segunda, o relatório “Estado do Trabalho Remoto”, feito pela Buffer e AngelList, contou com a participação de cerca de 3.500 trabalhadores remotos espalhados pelo mundo: 98% afirmaram que desejam continuar em home office, e 97% indicam esse formato a outras pessoas.

Talvez agora você esteja se perguntando: “E aqui no Brasil?” Acredite, não é diferente. O levantamento FIA Employee Experience desenvolvido pela FEEx em 2020, comprovou que 91% dos colaboradores de 213 empresas brasileiras consideraram trabalhar em home office ótimo ou bom.

Vantagens do home office

  1. Flexibilidade de horários
  2. Adeus ao trânsito
  3. Aumento da Produtividade
  4. Redução de custos
  5. Comodidade
  6. Conforto
  7. Aumento na qualidade de vida

Mas então, qual é essa receita capaz de aliar home office e bem-estar? Para te ajudar a responder, nós da B2 preparamos algumas dicas. Confere aí!

bem-estar

Foco e força nas metas

Para se ter uma jornada remota de sucesso é fundamental planejamento, organização e foco. Tire de perto as distrações, para poder desempenhar as tarefas dentro da jornada acordada. Fazendo isso não será necessário ultrapassar as horas programadas de trabalho.

 

bem-estar

Invista no tempo livre

Um dos benefícios do home office é ganhar mais tempo para si. Diga adeus a todo aquele tempo perdido no trajeto de ida e volta parado no trânsito. Agora, você pode passar mais tempo com a família e amigos ou ler aquele livro deixado para depois.

 

bem-estar

Cuide da saúde mental

Pode anotar, essa é uma das principais missões. Para não misturar os problemas do trabalho aos de outras áreas, é muito importante cuidar da saúde mental e emocional. A meditação e terapia podem ser uma excelente oportunidade de autocuidado e autoconhecimento.

 

bem-estar

Pratique exercícios

Bora sacudir o esqueleto! Não permita que o sedentarismo se instale, reative o plano da academia ou arraste o sofá e comece hoje. É essencial se manter em movimento. Ainda sobre o corpo, atenção à ergonomia e a alimentação. Estando em casa fica mais fácil comer

melhor, não é?

bem-estar

Estimule o pertencimento

Você continua sendo parte da empresa. Fique antenado ao App Corporativo, ou aos outros canais de comunicação que a organização costuma utilizar. Participe das atividades promovidas pelos times de RH e CI, e continue em contato com os colegas de equipe.

Para finalizar, em estudo da Robert Half em 2021, 48% dos colaboradores questionados responderam que sua qualidade de vida melhorou em 48%  ao aderirem o home office. E então, você também quer fazer parte desse grupo? Bem-estar e home office podem andar lado a lado!