Como está seu relacionamento com os consumidores?
Com as restrições que a pandemia trouxe, muitas empresas se viram num cenário bem negativo e tiveram que procurar outras maneiras de continuar seu trabalho. O mundo corporativo se viu forçado a adotar o home office, converter as reuniões presenciais em vídeoschamadas e entender a melhor forma de continuar se comunicando de forma eficiente com seus colaboradores.
Mas e o varejo? Como manter os consumidores? E o número de vendas? Sabemos que o ramo alimentício não sofreu com as limitações da pandemia, mas outros segmentos tiveram que se reinventar e pensar em estratégias de se manterem vivos na mente de seus clientes.
A internet tem sido grande aliada no alcance desses consumidores, e com um pouco de criatividade e ousadia vemos que ela pode ser utilizada de várias maneiras diferentes. É claro que a ideia não é apenas oferecer os produtos, mas sim fortalecer a marca e com isso reter e ganhar novos clientes. Vamos ver algumas estratégias que as marcas estão apostando para não perder espaço no mercado:
Lives:
Pode parecer que as lives saturaram um pouco, mas o segredo para continuar atraindo audiência para esse tipo de conteúdo é entender seu público alvo e ser diferente. Se você é uma agência de viagem, por exemplo, que tal convidar alguma autoridade no assunto para falar sobre assuntos como: Intercambio, viajar sozinho, dicas de sobrevivência e etc. Mas, se você é uma loja de roupa, pode dar dicas de moda consciente, looks, organização e manutenção de peças. O ideal é que você explore ao máximo todas as possibilidades de temas que o seu segmento permite.
Redes Sociais:
As redes sociais sempre estiveram em alta e são fundamentais para o marketing de qualquer empresa, de qualquer segmento, e agora elas são ainda mais importantes, é lá que estão todas as pessoas, por isso faça presença em todas elas. Mas cuidado, o conteúdo deve ser relevante e se adaptar a rede escolhida. Separe um tempo com o time de comunicação para pensar em ideias e entender qual o melhor tipo de conteúdo. Um tipo de post que tem sido muito utilizado são as dicas, no geral, séries, receitas, APPs… O importante é não fugir muito do foco principal, seu produto, garanta que eles sempre estejam linkados de alguma forma com o assunto escolhido.
Comunicação com o público:
Explore diferentes canais, quem sabe até um aplicativo exclusivo, e disponibilize um espaço para que seu público possa dar feedbacks sobre a empresa e o produto, de uma forma rápida e sem burocracia. Esse é momento de ouvi-los e pensar em melhorias visando o futuro da empresa. Os consumidores precisam sentir que a empresa se preocupa com eles e que estão trabalhando para melhorar a experiência deles como cliente.
Adaptação:
Sua empresa não possui um tipo de serviço que agora é essencial? Então repense se não é a hora de implantar. O delivery e o drivethru por exemplo salvaram muitas empresas, de todos os tipos, desde restaurantes, até lavanderias e farmácias. Sempre explore novos meios de satisfazer seu cliente, sempre respeitando as orientações de saúde.
Essas dicas servem também para o pós-pandemia, muito dos aprendizados que tiramos desse momento difícil deve permanecer, pois são ideias que deram certo. Agora, para fechar, temos uma dica bônus e muito importante: Fique atento as pautas e tendências que estão acontecendo no mundo, posicione-se e adapte seus conteúdos.