• 20/09/2022
  • Corporativo, Liderança

O papel do líder nas equipes

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Atualmente, muito se é comentado sobre diversos tipos de gestão e liderança, o assunto “viralizou” e diversas tendências a respeito surgiram, carregadas de palavras difíceis e estrangeirismos… mas afinal, debaixo de todos esses discursos,  promessas de inovação e posts no LinkedIn, as pessoas realmente compreendem o que é ser um bom líder? Qual é o objetivo de um líder dentro de uma equipe? Os próprios líderes conseguem enxergar esses fatores?

 

É claro que não existe fórmula mágica, até porque estamos falando de relações humanas, onde receita de bolo não é regra para um bom resultado. Cada líder será de uma maneira, pois cada um possui seu jeito e individualidade, o que é ótimo. No entanto, em linhas gerais, o que pode-se e deve-se esperar desses profissionais?   

 

Passo 01: o grupo

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Para entendermos melhor o papel da liderança, vamos iniciar entendendo o que é equipe.

Do francês équipe, é a reunião de indivíduos que realizam (em conjunto) uma mesma tarefa ou trabalho. Em outras palavras, podemos conceituá-la como: o esforço coletivo para alcançar objetivos. 

 

Quando pessoas diferentes entre si, e que provavelmente nunca se encontraram na vida, investem cerca de oito horas de todos os seus dias em busca de um resultado maior. Qual é a cola que faz com que elas não queiram ir embora? Quem ou o que é responsável por engajar e nortear esses profissionais a realizarem um bom trabalho em conjunto?  

 

Uma boa equipe é aquela que apresenta variedade em todos os sentidos: talentos, comportamentais, raciais, de gênero e etc., mas que também é composta por indivíduos que enxerguem acima das diferenças de cada um. É compreensível que nem sempre o clima esteja tão agradável, mas boas equipes valorizam e buscam por uma boa comunicação, e por isso conseguem superar conflitos de forma madura a maior parte das vezes.

 

Passo 02: o norte 

 

A palavra líder de origem celta, tem como significado, o que vai na frente. E com isso você já deve imaginar que o segundo passo é, de fato, entender o que é um líder. Ao pensar na sociedade como um todo, pode-se perceber que essa palavra está direta ou indiretamente presente em diversos aspectos: na religião, por exemplo, existem os pastores; na escola, existem os professores; em uma família tradicional, existem os pais; e por aí vai. Ou seja, mesmo mudando o contexto, o nome, o grau de responsabilidade dessas pessoas com você, um líder sempre será um líder, encarregado dos deveres de instruir, comandar, e unificar um grupo de pessoas, e motivar através de um senso de pertencimento, identificação e representatividade.

 

O líder no sentido corporativo da palavra, é incumbido disso tudo e ainda mais! 

O gestor de uma equipe deve inspirar, colaborar e harmonizar, além de sempre buscar pelo desenvolvimento, aprendizagem e amadurecimento de seus liderados. Preocupado em aprimorar as hard skills, mas com foco nas soft skills de cada membro da equipe, afinal esta segunda influencia o convívio diário de pessoas que precisam minimamente se relacionarem bem, e diante disso, ter uma postura receptiva a novas ideias com um diálogo respeitoso e construtivo.

 

Um líder está 100% envolvido em toda a jornada de um colaborador, desde sua admissão ao seu desligamento. Ao abrir uma vaga, deve se atentar ao perfil que irá selecionar, afinal essa decisão poderá ser decisiva para o desempenho da sua equipe já existente.

 

Alinhar expectativas, valorizar e estimular verdadeiros potenciais mediante a uma estratégia e cultura de feedback… A verdade é que quanto maior o alinhamento de uma equipe com seu líder, mais engajada e mais alta será sua performance. Em outras palavras, as habilidades de um líder são intransferíveis.

 

Nesse âmbito de liderança, é fundamental a compreensão de que quaisquer tipo de excesso é tóxico. Por isso tanto se é falado sobre cursos e capacitações, todo líder deve ter como objetivo a busca pelo equilíbrio de suas virtudes e defeitos. Não é uma tarefa fácil, mas ninguém disse que seria. Ter a responsabilidade de nortear vidas profissionais, juntamente ao objetivo da empresa, não é para qualquer um.  

 

Passo 03: a realidade 

 

A verdade é que um líder com todas essas características citadas acima, é uma utopia (quer dizer, pelo menos eu nunca encontrei alguém assim), todos temos defeitos e falhas, mas é aí que vem o pulo do gato: um bom líder, entende que sempre terá muito a aprender, e que não é perfeito, por isso está sempre em busca de melhorar.

 

Um líder não nasce pronto, é preciso capacitá-lo e prepará-lo para que ele possa agir com empatia e compreensão. Uma liderança sem preparo compromete direta e profundamente o resultado de uma equipe. Grande rotatividade, desmotivação, falta de admiração são só alguns dos fatores que pessoas não preparadas para funções de gestão gerarão em um ambiente corporativo. Ninguém consegue dormir e acordar no outro dia liderando como um CEO de uma multinacional, tudo é processo, experiência e autoconhecimento. Você, líder da tendência x,y,z, está preparado para isso? Você se importa mais com o líder que quer ser, ou com o que seus colaboradores realmente precisam?

 

No fim das contas, uma liderança inteligente valoriza e se preocupa com o capital humano e com o que ele tem a dizer mesmo em silêncio, se você compreende de verdade isso, não somente da boca para fora, você está pronto para iniciar a jornada de se tornar líder, já entendeu bem o papel de uma liderança em uma equipe e, caso já seja, é um bom líder.

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