• 29/04/2021
  • Comunicação, Comunicação Interna, Corporativo

O que devo analisar antes de implantar um canal de CI?

Canal de CI

Planejamento + Informação: o que analisar na hora de implantar um novo canal de CI?

 

Muito mais do que envio de um Newsletter. A implantação de um novo canal de CI pode trazer inúmeros benefícios para sua organização. E os principais favorecidos? A própria empresa, os colaboradores e o time de CI.

Em tempos em que tudo muda rapidamente e o “novo normal” se estabelece, é essencial repensar estratégias e ferramentas utilizadas pela CI, área que se tornou ainda mais estratégica ao longo da pandemia. É o que aponta a 5ª Edição da pesquisa Tendências, realizada em parceria pelas equipes Ação Integrada e SocialBase, visando proporcionar um panorama da comunicação Interna no Brasil para o ano de 2021. O levantamento ouviu cerca de 175 empresas de vários portes e segmentos, ao longo de outubro e novembro de 2019 e traz dados interessantes:

87% dos entrevistados sentiu aumento ou manutenção do volume de Jobs.

72% notou que a área passou a ser mais procurada e envolvidas nas tomadas de decisão da empresa.

78% acredita que a área passou a ocupar espaço estratégico em sua organização.

 

Os números não mentem: em 2020 os times de CI trabalharam muito! E nesse contexto de inovação, em que é fundamental atacar novas frentes e alavancar o alcance de suas ferramentas, nota-se a necessidade da implantação de novos canais de CI:

Canal de CI

Junto dessas novidades, experimentamos os resultados. Lembra que começamos falando sobre os benefícios? Pois é, a implementação de canais de CI mais dinâmicos e interativos geram frutos significativos, como: aperfeiçoamento do employer branding, employee experience e employee voice, fortalecimento do fit cultural, melhora na comunicação entre os níveis hierárquicos da empresa, diminuição do turnover e crescimento dos índices de engajamento e produtividade.

 

Bom, mas como saber qual canal é adequado para sua organização? O que analisar antes de começar a implantação?

 

O que devo analisar antes de implantar um canal de CI? - B2 MidiaPlanejamento

Essa etapa é fundamental, antes de qualquer decisão. É neste passo que você identificará os impasses comunicacionais e como eles podem ser ajustados. Já dizia o antigo ditado, várias cabeças pensam melhor do que uma, é hora de um brainstorming com o time de comunicação para definir quais canais estão alinhados com o plano de comunicação e como poderão contribuir para o alcance das metas e objetivos já elencados. Liste quais as vantagens e desvantagens de cada um. Não esqueça de estabelecer a verba destinada, afinal, ninguém gosta de estourar o orçamento.

 

O que devo analisar antes de implantar um canal de CI? - B2 MidiaPerfil dos colaboradores

Quantidade não é sinônimo de qualidade. Pode ser que depois de avaliar o orçamento, você perceba que não será possível ter tudo o que sonhou nesse momento. Mas fique tranquilo, talvez nem seja necessário. Uma dica é: Atente-se aos colaboradores! O comportamento deles falará o que trará êxito. Concentre-se nas carências, nas conversas nos corredores, essa percepção te revelará qual tiro será mais certeiro.

 

O que devo analisar antes de implantar um canal de CI? - B2 MidiaConheça melhor os canais

TV Corporativa, app, intranet, videowall… As opções são muitas, por isso, agora que a lição de casa foi feita, é hora de aprofundar os conhecimentos sobre a ferramenta escolhida. Pesquise parceiros, entenda o funcionamento e domine o processo, assim você reduzirá o fluxo de tentativa e erro. Procurar uma empresa especializada te ajudará nesse projeto. Aqui na B2 nós oferecemos várias soluções inovadoras. Que tal nos fazer uma visita? Você pode experimentar nossa TV e aplicativo corporativo, por exemplo.

Está pronto para um novo canal de CI? Conte com a B2 Mídia para isso!

Continue lendo

Ver mais

Entre em contato com nossos especialistas 

Imagem
Quero uma demo!