RH X CI: conheça os benefícios de uma parceria

“Quem caminha sozinho pode até chegar mais rápido, mas aquele que vai acompanhado, com certeza vai mais longe.” Clarice Lispector

 

A escolha desta célebre frase para iniciar esta conversa com você é para te contar que raríssimas áreas corporativas geram resultados significativos agindo de forma independente dentro das empresas. Assim como há sintonia entre o comercial e o marketing, duas outras áreas que mais ganham atuando em parceria são o RH (Recursos Humanos) e a CI (Comunicação Interna).

Já se perguntou por quê ou para que as empresas firmam parcerias no mercado? Entenda como essa técnica é estratégica para atingir de modo muito mais satisfatório e consistente as metas de ambas as áreas somando resultados para o negócio.

 

•      Foco no objetivo do negócio      •

 

O primeiro motivo para estabelecer esta parceria e o mais importante deles, pois é o que sustenta e justifica a relevância das áreas para uma empresa, é que ambas possuem um público em comum: o colaborador. Isto por si só, já apresenta muitas oportunidades para integrar o trabalho e direcionar os esforços no alinhamento diário e necessário que coloca todos os colaboradores na mesma página, falando a mesma língua mirando os objetivos da empresa.

 

•      Velocidade, coesão e consistência       •


Por terem o mesmo público-alvo, CI e RH ganham outras chances de se apoiarem fortalecendo as iniciativas de uma e de outra que refletem a visão do negócio, pois com esse público ambas as áreas tem o compromisso de informar, orientar, esclarecer, qualificar, treinar e o mais desejado: engajar.

parceria rh e ci

 

•     Ganha-ganha     •


Nessas fortalezas existem também um desafio: o de saber ceder para fortalecer a estratégia de um ou de outro. E saber o momento de assumir essa atitude é o segredo. Infelizmente, é muito mais comum notarmos concorrência entre ambas as áreas pela atenção do colaborador do que o laço de cooperação mútua que beneficia todos os envolvidos.

 

•      Assertividade      •

Com essas duas áreas caminhando juntas, a comunicação de ambas consegue ser muito mais assertiva com os colaboradores, sabendo qual o melhor tipo de canal, entre outros pontos, como periodicidade, tom de voz e formatos de notícias.

 

A desconexão entre CI e RH impede o desenvolvimento inteligente e frutífero de outras duas parcerias: a empresa e o colaborador, seus dois maiores e principais clientes.