A importância do trabalho em equipe

Incentivar o trabalho em equipe pode impactar positivamente nos resultados de uma empresa.

Uma das principais competências exigidas no mercado corporativo é a capacidade de trabalhar em equipe. Falando assim, pode parecer fácil, mas no dia a dia, algumas dificuldades podem surgir para todos os profissionais em diversas áreas. Mas, imagine que a empresa é um grande relógio e que cada peça possui um trabalho importante para a engrenagem funcione perfeitamente.

Pensando assim, entendemos que o trabalho em equipe não é algo que podemos ignorar, ter um time unido e produtivo é essencial para atingir os resultados e alcançar o sucesso.

Entender que cada colaborador possui especialidades, pontos de vista e experiências diferentes é o primeiro passo para perceber que cada um tem um papel importante e pode contribuir da melhor forma possível para o objetivo do negócio, isso porque diferentes formas de trabalhar agregam ainda mais nas ideias e decisões, fazendo com que a empresa enxergue diferentes ângulos.

Para ter uma equipe que funciona, dentro ou fora da empresa, como por exemplo os profissionais que trabalham home office é necessário deixar de lado algumas atitudes.

 

inflexivel

Ser inflexível: Além de comprometer a saúde do ambiente de trabalho, não respeitar ou aceitar as diferentes opiniões podem causar desconforto e conflito entre os colaboradores, o ideal é ouvir e ponderar todos os lados.

 

teamwork

Não ter uma comunicação: A comunicação é crucial para o desenvolvimento do trabalho, não se comunicar traz a sensação de desconforto e afetam a relação entre os colaboradores. Ter uma comunicação interna “solta” e estimular a troca de informação entre as pessoas é o caminho correto.

 

Não ser colaborativo: Tomar decisões e tentar resolver problemas sozinhos, é uma atitude muito prejudicial para o trabalho em equipe. Uma cultura colaborativa prega principalmente a participação e contribuição de todos.

 

Espírito de amizade: Um ambiente que proporciona um clima de amizade pode ter resultados muito satisfatórios com seus colaboradores. Sendo assim, incentive e cultive esses relacionamentos, eles farão com que os funcionários se sintam mais à vontade e motivados, por fazer parte de um time amigo e empático.

E o que fazer para potencializar o trabalho em equipe do meu time?

Bom, o primeiro passo é identificar se existem algumas das características citadas acima presente entre os colaboradores, e criar formas de eliminá-las, isso pode ser feito através de ações, comunicação interna, dinâmicas, entre outras atividades.

Um pilar importante para o sucesso de uma equipe, é ter uma liderança atenta, que saiba delegar, dividir tarefas de acordo com as competências, que entenda como gerenciar essas pessoas e obter o melhor de cada colaborador, incentivando sempre a comunicação saudável entre eles, para que se possa desenvolver a confiança e empatia, pois isso agrega muito no clima organizacional, tornando o ambiente de trabalho mais motivador e consequentemente mais produtivo, e sabemos que a motivação pode ser a melhor fonte de ideias para que problemas sejam solucionados.

Lembre-se que os feedbacks são muito importantes e não devem deixar de serem feitos, são eles que mostrarão ao time seus pontos de melhoria e acertos e qual a direção que eles devem ir, além de contribuir para a autoconfiança de todos.

Coloque essas dicas em prática e entenda como o trabalho em equipe pode mudar completamente a rotina e os resultados de uma empresa.