Saiba como ter um ambiente profissional saudável

Ao decorrer da vida adulta, é comum gastar a maior parte do tempo trabalhando, em muitos casos passa-se mais tempo com os colegas de trabalho do que com a própria família. A OMS afirma que o emprego em si, é ótimo para o cérebro, mas um clima negativo pode gerar sérias complicações físicas e mentais, já que o ambiente tem grande impacto na vida do colaborador, além de afetar diretamente sua produção e  motivação, por isso é essencial que o meio de trabalho seja favorável para todos, sejam diretores ou funcionários. 

Confira essas  4 dicas de como tornar a firma um lugar agradável. 

   Equidade

“Equidade é o conjunto de ações criadas e implementadas para permitir o acesso de pessoas que possuem necessidades específicas a todas as oportunidades”. 

É necessário lembrar que nas organizações existem pessoas, com trajetórias, oportunidades e culturas diferentes. Independentemente do cargo ou idade, é fundamental que todos sejam bem tratados. Se um funcionário se encontra em situação de desigualdade surge então a insatisfação e o estresse emocional, é aí que a empresa deve intervir e lembrar que todos merecem respeito e reconhecimento. Afinal, fazem parte da equipe e contribuem para o crescimento do negócio.

Pertencimento 

Hoje em dia, o  perfil do empregado mudou, se ele não se sente parte do processo é comum que ele saia do local em que está e busque algo melhor. Satisfação profissional é fundamental para que uma pessoa se sinta motivada e realizada. As pessoas gostam de saber que estão contribuindo para algo que seja valioso e faça a diferença no mundo.

O pertencimento vem da percepção de que você participa do progresso, demonstra atenção aos detalhes e contribui para a melhoria da empresa.

Equilíbrio

De acordo com uma pesquisa feita pela consultoria de recursos humanos Randstad, após a pandemia  81% dos brasileiros buscam por empresas que respeitam sua carga horária e mantêm equilíbrio entre vida pessoal e profissional. 

Comunicação

Segundo o Project Management Institute Brasil (PMI): 76% de 300 grandes empresas mencionaram que a falta de comunicação é o que mais impede as organizações de alcançar um clima saudável. Sendo assim, investir em boas ações de comunicação, benefícios corporativos, planos de carreira, entre outras iniciativas é um ótimo passo. 

Trabalhar em um ambiente saudável é o sonho de consumo de todos os profissionais, como vimos, conseguir alinhar esses passos citados acima é um bom começo para aqueles que querem melhorar o clima organizacional.