Segredos para a entrevista de emprego

5 dicas para se sair bem em uma entrevista de emprego 

Você sabia que o Brasil foi eleito pela OMS o país mais ansioso do mundo em 2019? 18,6 milhões de brasileiros (9,3% da população) sofrem de ansiedade. E se tem uma coisa capaz de potencializar a preocupação da população, sem dúvidas, é o desemprego.

Durante a pandemia os índices de inatividade profissional bateram recorde, conforme estudo realizado pelo IBGE. O mês de outubro de 2020 registrou 13,8 milhões de desempregados, aproximadamente 3,6 milhões acima de maio. É nesse contexto que o telefone toca e com ele a tão esperada notícia de um processo seletivo.

Mas a pergunta que não quer calar: Como controlar a ansiedade e mandar bem na entrevista? Afinal, o nervosismo pode prejudicar o desempenho. As palavras somem e às vezes as coisas fogem do controle, ofuscando os talentos e a individualidade, o diferencial para a conquista da posição que desejamos.

Geralmente, os erros mais comuns cometidos durante as entrevistas podem ser resumidos em uma palavra: DESPREPARO. Levando em consideração que estamos sendo analisados e avaliados de diferentes formas, muitas situações podem ser corrigidas com planejamento.

Erros mais frequentes praticados por entrevistados

 

Entrevista de emprego

 

Agora que você já sabe quais ações deve evitar, lembre-se: Prevenir é melhor do que remediar. Então, bora se antecipar e focar nas dicas que a B2 preparou para você detonar na próxima entrevista. Anota aí!

Entrevista de empregoConheça a empresa e a vaga

O conhecimento abre portas. Dar um “google” sobre a história da organização e se debruçar sobre o job description, mostra que você está realmente interessado pela vaga e que seu perfil profissional é dinâmico. Além disso, sabendo o que a empresa espera, a chance de sucesso aumenta.

Entenda a si próprio

Quem nunca teve tela branca quando perguntaram: Quem é você? Missão difícil é falar sobre nós mesmos, mas não adianta fugir. O tema é parada obrigatória quando o assunto é processo seletivo. Sendo assim, é essencial exercitar o autoconhecimento. Que tal fazer uma lista sobre suas qualidade e defeitos ou escrever uma redação contando sua história?

Tenha foco e objetivo

Já dizia o gato da Alice: Se você não sabe para onde ir, qualquer caminho serve. Permita-se sonhar. Planeje seu futuro e vá atrás do objetivo. Deixe isso bem claro ao entrevistador, assim você poderá ter novas oportunidades.

Cuide da postura

Não é porque a entrevista é por vídeo conferência que seja dispensável pensar na postura. Use roupas adequadas, um local silencioso, sente corretamente. Mesmo a distância tudo é avaliado.

Entrevista de empregoComunique-se com clareza

A boa comunicação começa no CV. Cuidado com o português, NÃO use gírias. É importante utilizar a escrita formal da língua. Durante a entrevista, seja claro. Forme frases diretas, isso fará com que você não perca a coerência.

Bom, não existe receita de bolo, mas se você fez a lição de casa e mesmo assim não foi escolhido, tenha calma. Pode ser apenas questão de fit cultural. Por isso, não desista! Sacode a poeira e persiste. Desistir não é uma opção!