Vantagens x Desvantagens do Home Office

Confira as vantagens e desvantagens do home office

 

O home office está “on” com diversas vantagens e desvantagens e continua conquistando milhares de profissionais. O movimento que foi acelerado em virtude da Covid-19 revolucionou o mercado de trabalho, desde os processos seletivos online até os happy hours virtuais.

Segundo o Instituto de Pesquisa e Economia Aplica (Ipea), 11% dos brasileiros  aderiram ao teletrabalho no período de maio à novembro de 2020, alcançando a marca de 8,2 milhões de brasileiros contra 3,8 milhões que já adotavam ao trabalho remoto em 2018, ocasionando um aumento de mais de 100% de trabalhadores na modalidade.

Ainda de acordo com o levantamento, profissionais com ensino superior (74%), brancos (65,6%) e mulheres (56%) foram a maioria neste regime de trabalho. Além disso, o futuro do home office parece ser muito promissor, pois a perspectiva de crescimento é de 30% pós pandemia, dizem especialistas.

Mas a verdade é que quando o assunto é o retorno das atividades presenciais, as opiniões ficam bem divididas. Há quem prefira continuar em casa, e também aqueles que estão contando os dias para retomar as conversas de corredor, o café com os colegas. E para te ajudar a decidir quem ganha essa disputa, nós da B2 preparamos uma lista com as principais vantagens e desvantagens do home office. Bora conferir?

 

 

vantagens e desvantagens

 

vantagens e desvantagens Comodidade

Um dos benefícios indiscutíveis do teletrabalho é o conforto. É a oportunidade perfeita para dizer adeus ao transporte público lotado e as horas intermináveis no trânsito em horários de pico.

 

vantagens e desvantagens Flexibilidade

Já pensou trabalhar de qualquer lugar e até mesmo cumprir um horário ajustado às suas necessidades? No home office, é possível.

 

vantagens e desvantagens Tempo Livre

Dizem que tempo é dinheiro, mas tempo também é felicidade. Com organização e disciplina, trabalhar remotamente pode trazer mais tempo disponível para continuar a leitura daquele livro empoeirado, ou para aquele curso abandonado.

 

vantagens e desvantagens Qualidade de vida

Se você é o tipo de pessoa que daria tudo por mais dez minutos diários com a família, o home office marca 1.000 pontos de uma só vez! Tendo esse aliado, é possível ter mais refeições em família e acompanhar mais de perto o crescimento das crianças.

 

vantagens e desvantagens Redução de custos

Estamos falando com um gestor aí do outro lado da telinha? Então essa dica é para você! O teletrabalho possibilita grande economia para a organização e aumento da produtividade para aquelas equipes que se sentem motivadas trabalhando remotamente.

 

 

 

 

Excesso de trabalho

A chave do sucesso em home office é o planejamento, tenha certeza: se ele falhar, o barco facilmente perderá o rumo, gerando acúmulo de trabalho e noites em branco.

 

Isolamento social

Se você mora sozinho, trabalhar à distância pode ser solitário. Embora possamos utilizar a tecnologia como aliada, o contato humano pode fazer falta.

 

Distrações

O maior desafio. Crianças brincando, família falando, televisão ligada e um sofá aconchegante. Superar as distrações em home office pode ser uma missão árdua.

 

Ambiente inadequado

A falta de ergonomia pode se tornar um problema. Ter um ambiente de trabalho adequado, com móveis confortáveis, é essencial.

 

Difícil comunicação

Para você, gestor: se a sua empresa não é muita adepta as novas soluções de comunicação e tecnologia, vai ser impossível implantar o trabalho, manter o fit cultural e o sentimento de pertencimento. Mas calma lá! Nisso a B2 consegue ajudar! Que tal experimentar o Worksphere, nosso App Corporativo?

É importante lembrar que alguns desses inconvenientes podem ser resolvidos com planejamento e organização. Mas então, na sua opinião, o home office combina com seu estilo?