• 13/05/2021
  • Corporativo, Liderança

5 dicas para gerenciar uma equipe remotamente

gerenciar uma equipe

As habilidades de comunicação da liderança nunca teve tanto impacto sobre a sua equipe quanto neste momento de home office imposto pela pandemia. Segundo estudo global sobre as melhores práticas na comunicação com os funcionários, a experiência do colaborador é formada 55% pela liderança, 30% pelos processos internos e 15% pelos canais.

Talvez, o seu primeiro desafio seja entender como gerenciar sua equipe remotamente. Então, fique atento às principais dicas para continuar fazendo a sua melhor gestão.

 

gerenciar uma equipeAlinhe expectativas: Com clareza, defina com sua equipe quais serão as regras do trabalho remoto e como funcionará a prestação de contas das atividades. Faça isso mostrando respeito e flexibilidade à condição individual de cada colaborador.

 

 

 

gerenciar uma equipeIncentive o diálogo constante: Estabeleça uma frequência para encontros virtuais como oportunidade para alinhamentos, bate-papo do líder com a equipe e deixe a porta aberta para que seus colaboradores sintam-se à vontade em falar com você sempre que necessitarem. Mas, tome o cuidado de simplificar processos, evite reuniões que podem ser resolvidas em um e-mail ou numa conversa breve.

Inclusive, incentive uma maior participação dos colaboradores com a comunicação interna, esse canal é essencial para manter a cultura da empresa ativa, deixar todos os funcionários por dentro de mudanças e novidades e engajar. A CI é ferramenta indispensável para times que trabalham a distância.

 

 

gerenciar uma equipeConfiança: O alinhamento sobre como será o trabalho e as entregas, assim como de que forma o contato entre os elementos da própria equipe e entre equipe e líder deverá ser feita, além de como, quando e a quem acessar em cada tipo de necessidade deixará sua equipe mais tranquila para realizar suas atividades. E dê autonomia para que seus colaboradores sintam-se ainda mais responsáveis por seus resultados – gerando o sentimento de pertencer – e passem a consultá-lo apenas sobre decisões importantes ou esclarecimentos necessários. Este combinado livra seus colaboradores da sensação de que tudo é urgente e dá a você o alívio sobre o receio de perder o controle por não ter a gestão à vista. Você ainda ganhará tempo para focar em realizações mais estratégicas.

 

 

gerenciar uma equipeValorize a pausa: Mostre que você é um gestor de pessoas, não apenas de processos que miram resultados. Estimule sua equipe a fazer pausas significativas ao longo do dia para cuidar do bem-estar físico e mental. Lembre-os de que a produtividade é melhor desenvolvida quando mente e corpo estão sãos. Sempre que possível, deixe-os saber que você está disposto a ouvir e que, mesmo que não tenha como resolver todos os problemas, vocês estão juntos e juntos podem encontrar soluções.

 

 

gerenciar uma equipeLimites: Você não é super-humano. Sua equipe também não. Evite excessos, inclusive de informação. Respeite o horário de expediente de cada um, horário de almoço, e tente replicar o mesmo com os seus pares para que você também esteja bem para desenvolver e entregar o seu melhor.

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