Como gerenciar a rotina em home office?

7 dicas para melhorar o gerenciamento das atividades.

 

A pandemia da COVID-19 impôs ao mercado a aceleração de uma tendência que chegou para ficar, o home office. Muitas empresas e colaboradores foram obrigados a se adaptarem rapidamente e a enfrentarem os desafios desse novo modelo de trabalho.

Segundo pesquisa realizada pela Fundação Instituto de Administração (FIA) em 2020, durante o cenário pandêmico houve um crescimento de 46% no home office. A questão é que as organizações não tiveram tempo hábil para planejar essa transição e 67% das empresas sentiram dificuldades na implantação do teletrabalho.

Um ano se passou, os obstáculos iniciais foram superados e o home office garantiu sua vaga pós pandemia. Várias organizações escolheram continuar nesse formato, tomando como base os resultados obtidos por seus colaboradores. De acordo com  um estudo divulgado pela Catho, houve um aumento significativo de produtividade entre os profissionais que estão em trabalhando de casa. Para 72% os impactos são positivos, enquanto para 24,5% são neutros.

O fato é que esteja no escritório ou em casa, trabalho é sempre trabalho e o home office é o futuro. Isso quer dizer que nunca foi tão necessário aprender sobre gerenciamento de rotina, visando manter a produtividade e a preservação da saúde mental.

Por esse motivo, a B2 preparou algumas dicas para você colocar em prática hoje mesmo! Confira.

 

  1. Separe um espaço adequado

Você já deve ter visto pessoas publicarem fotos nas redes sociais sobre o “cantinho do home office”. É isso mesmo! Nada de trabalhar do sofá, pois para ser produtivo algumas formalidades precisam ser mantidas, visando proporcionar ambientação e a criação desse novo hábito. Para isso não é necessário ter um mega escritório, basta escolher um cômodo silencioso, móveis confortáveis (a ergonomia é super importante) e ter organização! Ah, nem precisamos falar sobre o pijama, certo?

 

  1. Desenvolva uma rotina

Repita comigo: Disciplina! Ela é essencial para manter o alcance dos objetivos e para sua saúde mental. Afinal, você não gostaria de atravessar noites a dentro trabalhando. Determine horários para o início e término do expediente e pausas, como o almoço, por exemplo.

 

  1. Faça uma lista de tarefas

Não jogue a agenda no lixo! Pode ser online ou a boa e velha agenda de papel, não existe home office de sucesso sem PLANEJAMENTO. Faça uma lista de tarefas, institua prioridades e anote a deadline de cada demanda. Começar o dia pela atividade mais importante, é uma boa pedida.

 

  1. Evite distrações

Hora de romper relações com a televisão e tudo capaz de tirar sua atenção. Que tal manter o celular fora do campo de visão? Se você está com a família por perto, estabeleça limites para evitar interrupções. Atitudes como essas otimizarão seu tempo.

 

  1. Utilize a tecnologiaRotina em Home office

Seja para fazer uma reunião online ou para assinar um documento digitalmente, a tecnologia pode facilitar a realização de tarefas. Não seja resistente. Ser flexível e adaptável as novas tecnologias é um trunfo para o profissional do século XXI.

 

  1. Mantenha-se informadoRotina em Home office

Mesmo em casa é importante saber o que acontece na empresa. Alienar-se não é uma opção. Acesse as notícias da empresa, participe das atividades, conheça os colegas de trabalho!  Aqui na B2 utilizamos o Worksphere, nosso aplicativo corporativo, para ficarmos antenados.

 

  1. Tenha momentos de descontração

Ninguém é de ferro, certo? Faça pausas para respirar, faça um alongamento. Trocar uma mensagem com o colega de trabalho também pode ser uma boa opção para aliviar a pressão e produzir energia para continuar a jornada.