• 04/01/2022
  • Corporativo, Liderança, RH

Demissão humanizada: diminua os impactos do desligamento

demissão humanizada

5 dicas para tornar esse processo mais humanizado.

Encerrar um ciclo não é nada fácil, além da perda do emprego, se perde também uma rotina de amizade, sonhos e planos futuros. Porém, com uma demissão humanizada é possível diminuir o estresse do desligamento, tornando-o mais humano e menos traumático.

A demissão humanizada é um conjunto de atitudes e ações para realizar a quebra de contrato com responsabilidade social e emocional, tornando a situação mais digna para o profissional. Como esse momento é muito delicado entre colaborador e empregador, demonstrar empatia é fundamental e essa humanização é uma forma de respeito e consideração pela trajetória do colaborador.

Como realizar uma demissão humanizada?

1.     Faça o anúncio pessoalmente

Prepare uma reunião em sigilo com o gestor e a área de RH e tenha toda documentação em mãos para entregar ao colaborador que será desligado. Em seguida, reúna as informações necessárias e esteja pronto para esclarecer todas as dúvidas.

Além disso, seja transparente e evite fazer um mistério sobre o teor da reunião, gerando estresse e ansiedade: o ideal é que ela seja feita no início da semana, logo nos primeiros horários do expediente.

 

2.     Comunique a equipe

Para evitar especulações e ruídos na comunicação, anuncie de forma objetiva a demissão, respeitando e não expondo desnecessariamente o funcionário. Utilize seus canais de comunicação interna, caso necessário, para informar sobre a saída do colaborador e como serão as demandas após essa mudança no time.

Entretanto, não seja indiferente. Evidencie a importância de sua contribuição para com o time, demonstrando gratidão. Afinal, esta é uma forma de ressaltar os valores da empresa e demonstrar ao público interno e externo que a organização valoriza seu capital humano.

 

3.     Agradeça a parceria

Tenha em mente que a hora do desligamento não é um momento para dar feedbacks. Sendo eles positivos ou negativos, isso pode confundir e frustrar ainda mais o colaborador.

Portanto, seja claro quanto aos motivos que levaram a demissão, agradeça o empenho dedicado à empresa e, com empatia, procure elevar sua autoestima e se colocar à disposição para ajudá-lo no que for preciso.

 

4.     Ofereça apoio

Se possível, não fique apenas nas palavras, o amparo da organização neste momento é de suma importância para diminuir os impactos negativos na vida do ex-empregado.

Logo, algumas empresas optam por manter planos de saúde, seguro de vida, auxílio alimentação e até oferecem apoio psicológico durante um período. Essa atitude diz muito sobre os valores da empresa, pois manter serviços básicos, é uma forma clara de não desamparar o funcionário num momento tão difícil.

 

5.     Ajude-o a se reestabelecer no mercado

Por fim, para encerrar o ciclo de forma saudável, ofereça uma carta de recomendação, mantenha seu cadastro em um banco de dados e faça indicações para outras organizações.

Ainda mais, adote o Outplacement, que consiste em realizar ações de orientação para ajudar o funcionário demitido a se recolocar rapidamente. Assim, a empresa mantém um bom relacionamento e reduz os problemas que uma demissão pode causar.

Essa é uma atitude muito nobre, afinal sabemos que o Brasil está passando por um momento de grande desemprego, onde segundo o IBGE:

Demissão humanizada: diminua os impactos do desligamento - B2 Midia

Demissão humanizada: diminua os impactos do desligamento - B2 Midia

 

Demissão humanizada: diminua os impactos do desligamento - B2 Midia

Tornar a demissão mais humana, é benéfico para todos!

Resumindo, humanizar o processo de desligamento, significa não negligenciar a carga emocional gerada por essa situação. Ser demitido é um momento duro para o empregado, desconfortável para quem dá a notícia e causa estranheza nos demais profissionais que continuarão sua rotina. Ou seja, é um momento de pura tensão para toda a empresa.

Portanto, adotar estratégias para diminuir este impacto acaba sendo benéfico para todos, ao passo que:

  • Mantém um bom clima organizacional;
  • Reduz os riscos de processos trabalhistas;
  • Evita que os colaboradores se sintam abandonados;
  • Garante uma boa imagem da empresa perante todo o público;
  • Aumenta o sentimento de confiança da equipe pela empresa.

Então, esperamos que você entenda e reflita se o momento de desligamento está alinhado com a cultura organizacional da sua empresa, e aproveite nossas dicas para lidar com este momento da forma correta, para se valer de seus benefícios enquanto organização.

Continue lendo

Ver mais

Entre em contato com nossos especialistas 

Imagem
Quero uma demo!