O que será que seu histórico do Spotify ou do Youtube dizem sobre você? IMPLANTAÇÃO
A verdade é que as músicas que consumimos dizem muito mais sobre nossa personalidade e momentos que estamos passando, do que realmente imaginamos. Esse recurso tão antigo já se tornou intrínseco e essencial em nossas vidas, até mesmo como forma de expressarmos nossos sentimentos, ou tentarmos esquecê-los. Em um dia triste, você pode dar play em uma música mais lenta e calma, ou em uma bem animada, mas o fato é que o áudio é uma ferramenta potente que trabalha de maneira subconsciente no cérebro humano, fazendo com que sejamos influenciados e talvez sem nem percebermos. IMPLANTAÇÃO
E qual a relação disso com os clientes? implantação
Dependendo da perspectiva, quase tudo. Nosso comportamento é moldado por nossas vivências e assim que um cliente entra em uma loja, sua experiência com o local começa e as consequências são orgânicas: se for um ambiente agradável, ele com certeza voltará. Agora pense no quanto a utilização da música de maneira estratégica poderia auxiliar na fidelidade desse consumidor, o quanto uma rádio corporativa o influenciaria.
Na prática, de uma maneira mais clara… implantação
Para esse processo de implantação, é fundamental que você conheça seu público-alvo, afinal empresas que escolhem a música certa tendem a se tornarem mais bem sucedidas. Pense em um SPA ou uma clínica de estética, qual música você escolheria para esses lugares se tornarem mais lucrativos?
E a resposta certa é: músicas mais calmas e leves trazem bons resultados a esse tipo de comércio, além de darem a impressão de que o tempo gasto no local foi maior do que a realidade.
Agora pensando em mercados, é recomendado o uso de músicas mais rápidas e agitadas para que o cliente passe mais rápido pela loja, isso para muitos empreendedores pode parecer algo negativo, mas neste tipo de comércio os colaboradores atenderiam mais pessoas na menor quantidade de tempo, e o valor gasto permaneceria o mesmo, ou seja, o cliente compraria as mesmas coisas, só que numa velocidade maior o que facilitaria o fluxo de atendimento.
Uma pesquisa feita por Adrian North, PhD em psicologia da música, em um restaurante inglês indicou que os clientes gastavam em média 2 libras a mais por pessoa quando escutavam música clássica em vez de pop.
Agora se liga nessas dicas… implantação
Para a implantação de uma boa rádio corporativa na sua loja:
- Defina seu público alvo, como você gostaria que ele se comportasse (exemplo: ficar mais tempo na loja), e então escolha as músicas com base nisso.
- Tente alinhar a necessidade do seu público com a dos seus colaboradores, afinal, uma boa música tocando durante o expediente de trabalho pode torná-lo mais descontraído e bem feito, sendo até uma tática para sua Comunicação Interna que inclusive pode ser potencializada através de um APP Corporativo também.
- Contrate especialistas em experiência do cliente, ou em rádios corporativas. Isso fará com que sua implantação tenha mais chances de se tornar bem-sucedida.
- Não esqueça de que processos resultam em erros e acertos, e estes são parâmetros do que devemos ou não continuar fazendo.
E quais as vantagens dessa implantação?
A chegada das músicas na sua loja de uma maneira estratégica e estudada, resultará em:
- Mais atratividade
- Mais influência no tempo que os clientes passarão na sua loja
- Tornará a experiência do seu cliente mais interessante
- Poderá melhorar a performance dos seus colaboradores
O conjunto de todas essas dicas que demos irão te tornar diferenciado, e é fato que isso é muito importante hoje em dia, afinal, o que você vende, qualquer um pode vender, mas como você vende, pode ser fator decisivo para uma escolha.
Aqui na B2, as nossas soluções de Vitrine/Mural Digital possuem um sistema que possibilita a função de adicionar playlists musicais, onde você pode escolhê-las (mas sempre em formato MP3), e elas passarão como “trilha sonora” dos conteúdos exibidos na tela. Demais né? Que tal testar esse produto gratuitamente agora mesmo?