• 02/12/2021
  • Varejo

A implantação de música e como ela influenciará seus clientes

implantação

O que será que seu histórico do Spotify ou do Youtube dizem sobre você? IMPLANTAÇÃO

A verdade é que as músicas que consumimos dizem muito mais sobre nossa personalidade e momentos que estamos passando, do que realmente imaginamos. Esse recurso tão antigo já se tornou intrínseco e essencial em nossas vidas, até mesmo como forma de expressarmos nossos sentimentos, ou tentarmos esquecê-los. Em um dia triste, você pode dar play em uma música mais lenta e calma, ou em uma bem animada, mas o fato é que o áudio é uma ferramenta potente que trabalha de maneira subconsciente no cérebro humano, fazendo com que sejamos influenciados e talvez sem nem percebermos. IMPLANTAÇÃO

 

E qual a relação disso com os clientes? implantação

Dependendo da perspectiva, quase tudo. Nosso comportamento é moldado por nossas vivências e assim que um cliente entra em uma loja, sua experiência com o local começa e as consequências são orgânicas: se for um ambiente agradável, ele com certeza voltará. Agora pense no quanto a utilização da música de maneira estratégica poderia auxiliar na fidelidade desse consumidor, o quanto uma rádio corporativa o influenciaria.

Na prática, de uma maneira mais clara… implantação

Para esse processo de implantação, é fundamental que você conheça seu público-alvo, afinal empresas que escolhem a música certa tendem a se tornarem mais bem sucedidas. Pense em um SPA ou uma clínica de estética, qual música você escolheria para esses lugares se tornarem mais lucrativos?

E a resposta certa é: músicas mais calmas e leves trazem bons resultados a esse tipo de comércio, além de darem a impressão de que o tempo gasto no local foi maior do que a realidade.

Agora pensando em mercados, é recomendado o uso de músicas mais rápidas e agitadas para que o cliente passe mais rápido pela loja, isso para muitos empreendedores pode parecer algo negativo, mas neste tipo de comércio os colaboradores atenderiam mais pessoas na menor quantidade de tempo, e o valor gasto permaneceria o mesmo, ou seja, o cliente compraria as mesmas coisas, só que numa velocidade maior o que facilitaria o fluxo de atendimento.

Uma pesquisa feita por Adrian North, PhD em psicologia da música, em um restaurante inglês indicou que os clientes gastavam em média 2 libras a mais por pessoa quando escutavam música clássica em vez de pop.

Implantação

 

Agora se liga nessas dicas… implantação

Para a implantação de uma boa rádio corporativa na sua loja:

  • Defina seu público alvo, como você gostaria que ele se comportasse (exemplo: ficar mais tempo na loja), e então escolha as músicas com base nisso.

 

  • Tente alinhar a necessidade do seu público com a dos seus colaboradores, afinal, uma boa música tocando durante o expediente de trabalho pode torná-lo mais descontraído e bem feito, sendo até uma tática para sua Comunicação Interna que inclusive pode ser potencializada através de um APP Corporativo também.

 

 

  • Contrate especialistas em experiência do cliente, ou em rádios corporativas. Isso fará com que sua implantação tenha mais chances de se tornar bem-sucedida.

 

  • Não esqueça de que processos resultam em erros e acertos, e estes são parâmetros do que devemos ou não continuar fazendo.

 

E quais as vantagens dessa implantação?

A chegada das músicas na sua loja de uma maneira estratégica e estudada, resultará em:

implantação

  • Mais atratividade

implantação

  • Mais influência no tempo que os clientes passarão na sua loja

implantação

  • Tornará a experiência do seu cliente mais interessante

Implantação

  • Poderá melhorar a performance dos seus colaboradores

 

Implantação

O conjunto de todas essas dicas que demos irão te tornar diferenciado, e é fato que isso é muito importante hoje em dia, afinal, o que você vende, qualquer um pode vender, mas como você vende, pode ser fator decisivo para uma escolha.

Aqui na B2, as nossas soluções de Vitrine/Mural Digital possuem um sistema que possibilita a função de adicionar playlists musicais, onde você pode escolhê-las (mas sempre em formato MP3), e elas passarão como “trilha sonora” dos conteúdos exibidos na tela. Demais né? Que tal testar esse produto gratuitamente agora mesmo?

Continue lendo

Ver mais

Entre em contato com nossos especialistas 

Imagem
Quero uma demo!