Como enfrentar o mercado pós pandemia?

O marketing tem sido a principal ferramenta de apoio às marcas, é ele que está mantendo clientes e parceiros por perto e “preparando o terreno” para o mundo pós-pandemia, afinal, um acontecimento dessa magnitude transforma o mercado e é preciso estar pronto para enfrentar uma nova forma de consumo.

Esse momento exige um planejamento estratégico ainda mais estruturado, não só com os clientes, que são os principais motivadores de qualquer decisão interna, mas também com os funcionários – leia mais sobre as vantagens de manter uma comunicação com os colaboradores.

A palavra “novo normal” se popularizou e é ela que dita como nos comportaremos num mundo que sobrevive às sequelas de uma pandemia seríssima. Mas, notamos que antes de todo caos, a importância de ser uma empresa responsável e transparente já eram exigências do mercado, logo, para enfrentar e sobreviver a essa era, onde os hábitos de consumo com certeza sofrerão mudanças, é necessário cumprir diversos requisitos.

Abaixo, falamos um pouco sobre alguns deles e o impacto de cada um em sua marca.

 

Posicionamento

 

Antes de pensar efetivamente em vender, construir uma reputação entre os consumidores é necessário, principalmente quando envolve assuntos sociais, e agora, mais do que nunca, pois estamos num momento sensível onde a empresa precisa se mostrar preocupada perante as situações atuais.

Segundo uma pesquisa da Accenture Strategy, a “The Rise of the Purpose-Led Brand62% dos consumidores pelo mundo, incluindo os brasileiros, preferem comprar de marcas que expõe seu posicionamento social, cultural e até político.

Porém, fique atento, com consumidores mais exigentes, é necessário cautela, sinceridade e transparência ao se posicionar sobre qualquer assunto, não queremos causar polêmicas desagradáveis envolvendo o nome da empresa, não é?

 

Geração de valor

 

O que sua marca tem feito para gerar uma experiência de valorização entre os consumidores nesse período? Estabelecer essa conexão de proximidade e empatia desde o topo do funil, é o que fará com que seu cliente retorne e o lead em potencial efetue uma compra. São essas atitudes que diferenciam você, do seu concorrente.

Ah, e lembre-se que nem tudo envolve brindes, cashbacks ou descontos, um excelente e eficiente atendimento, cuidado exclusivo com cada cliente, atenção e sensibilidade também fazem parte dessa relação.

 

Humanização e autenticidade

 

Os consumidores gostam de encontrar mais do que apenas seus serviços e/ou produtos nas páginas da marca. Manter uma comunicação humana e com propósito atrai, principalmente se o seu conteúdo busca ser útil para o seu nicho e segmento. Mas, claro, sempre com muita personalidade e autenticidade, os consumidores conseguem identificar tentativas insinceras de criar vínculo, principalmente emocional.

 

Ao colocar o consumidor no lugar onde ele deve estar, o de parceiro e principal pilar de uma marca, automaticamente você tem a oportunidade de contar com uma rede de clientes fieis e engajados, que só contribuem para o crescimento do seu negócio, social e economicamente.