Como ser uma empresa mais transparente

Sua empresa é transparente?

Transparência hoje, mais do que nunca, deve ser estimulada nas relações empresariais, focando principalmente na preservação de um bom clima organizacional. 

Quando uma empresa adota uma cultura de transparência, automaticamente ela incentiva os colaboradores a também adotarem a mesma postura, deixando-os confortáveis para exporem suas opiniões e questionamentos. É uma via de mão dupla, onde todo mundo “ganha”! A empresa garante a confiança dos colaboradores, e o colaborador por outro lado, se sente seguro.

Veja abaixo como as companhias eleitas pelo Guia VOCÊ S/A – As Melhores Empresas para Trabalhar de 2019 lidam com a comunicação:

Listamos algumas dicas que podem ajudar sua empresa a ser mais transparente:

 

01. Independentemente dos resultados, COMPARTILHE.

Compartilhe as ganhas e perdas. Ninguém gosta de expor um resultado negativo, não é mesmo?! Mas é necessário. Compartilhar com os colaboradores resultados não tão bons é mostrar que sua empresa sabe admitir as falhas. Não esqueça de reforçar qual lição a empresa tirou disso, essa parte também é muito importante.

02. Facilite a comunicação entre a gestão e os colaboradores.

Elimine as burocracias para os colaboradores interagirem com a alta gestão da empresa.  Facilite a comunicação entre estes dois públicos para estimular o fluxo da comunicação, onde a gestão passe e também receba informações de sua equipe. Alguns canais digitais de comunicação, como aplicativo, podem ajudar.

 

03. Na hora de contratar, opte por pessoas que valorizem a transparência.

Alinhe com a área de recrutamento para que a pauta “transparência” seja incluída em todos os processos seletivos, até como um ponto a ser levado em consideração para a contratação. É importante entender o quanto o candidato valoriza a transparência na relação empresarial. É mais fácil lidar com colaboradores que já tenham esse mindset do que “forçar” uma mudança cultural (mas isso não é impossível, só mais difícil).

E aí, sua empresa é transparente ou está pronta para isso? Espero que sim! Só não esqueça de que a alta gestão deve estar totalmente alinhada com a liderança para tudo dar certo.