Como turbinar o seu canal de comunicação

Como promover a integração dos seus canais de CI

 

Uma única pessoa recebe 34 gigabytes de informação em 24 horas, diz estudo realizado pela Universidade de Berkeley, nos Estados Unidos. É o equivalente à 100 564 palavras, a leitura de uma bíblia semanal ou 174 jornais diariamente, conforme descreve pesquisa da Universidade do Sul da Califórnia. Rádio, TV, internet, redes sociais, portais de notícias. Somos bombardeados por uma enxurrada de dados e fake news, fazendo com que nosso tempo se torne cada vez mais precioso e nosso cérebro extremamente seletivo.

Mas com esse tsunami de informações, como turbinar os canais de comunicação interna e torná-los atrativos para os colaboradores a fim de gerar engajamento?

Para fazer com que os canais de CI tenham sucesso e aceitação dentro das organizações, esse desafio deve ser constantemente superado. Características como agilidade, relevância, acessibilidade e alcance são tópicos primordiais a serem observados:

 

  • Agilidade: Rapidez na publicação do conteúdo divulgado.
  • Relevância: Abordagem de assuntos significativos para a rotina empresarial e vida profissional dos times.
  • Acessibilidade: Facilidade no acesso e na navegação dos canais de CI, bem como na compreensão do conteúdo (como no caso de funcionários PcD’s).
  • Alcance: A abrangência dos canais de CI para toda a empresa.

 

Uma superdica para você aplicar, é a tal INTEGRAÇÃO! Integrar os canais de comunicação traz inúmeros benefícios para a organização, seus colaboradores, e para as áreas de RH e Comunicação, pois aliam processos rotineiros as plataformas de comunicação interna, por exemplo. Que tal descobrir como fazer isso? Preparamos algumas sugestões para você!

 

Mural Digital: Já pensou em incorporar o mural digital ao Google Sheets e às suas planilhas? Sim, é possível! Com as soluções desenvolvidas pela B2 Mídia, há várias possibilidades, como geração de QR CODE automático nos templates, integração com TV aberta e inclusão de playlists musicais na grade de programação, entre outros.

 

App Corporativo ou Intranet: Quando o assunto é integração e APP corporativo, existe uma infinidade de oportunidades legais para incorporação através do Worksphere:

 

  • RH: Além de publicação de notícias, realizações de palestras e reuniões, podem ser disponibilizados holerites, informes de rendimentos e histórico de férias, através de um único clique. Adeus ao RH da moda antiga em que era preciso imprimir, entregar e arquivar centenas de papéis. Vale lembrar que o acesso pode ser feito de qualquer lugar, através do smartphone, tablet ou desktop.

 

  • Ouvidoria e FAQ: Aplicar o employee voice ficou muito fácil. Você pode utilizar esse recurso para um “Fale Conosco”, em que o colaborador interage e a mensagem enviada é destinada à área responsável pela resolução do problema. Também há possibilidade de receber sugestões e reclamações de maneira anônima, preservando a credibilidade da empresa e do canal, como em casos de denúncias de infrações do código de ética e compliance.

 

  • Indicadores: Manter a transparência com a equipe é essencial. No worksphere, você pode compartilhar os indicadores de resultados, faturamento, perdas e estoques. Dessa forma é possível trabalhar metas e objetivos com clareza e conscientizar os colaboradores a respeito de prejuízo financeiro com os itens que tenham sido perdidos.

 

Vale lembrar que o Worksphere também pode ser utilizado para reserva de recurso, caso alguém esqueça de reservar uma sala de reunião ou agendar um veículo. Ah, e é claro, nosso APP é acessível, pois contamos com o plugin de libras em nossas funcionalidades.

Enfim, são inúmeras vantagens em promover a integração dos canais de comunicação! Que tal contar com a B2 e começar a experimentar uma TV ou APP? Fale conosco!